O domingo, 13 de março, será marcado por manifestações em várias cidades brasileiras. A presidente Dilma, o ex-presidente Lula e outros políticos que atuam nos principais cargos da República, são os principais alvos do ato político. A população que vai às ruas neste domingo quer o impeachment da atual presidente e o fim da corrupção na política.
Em Florianópolis, o ato ocorrerá a partir das 16h, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN). De lá, os manifestantes farão uma caminhada pela Beira-mar Norte, com cartazes e carros de som. Confira no fim da matéria, as alterações que a manifestação vai ocasionar no trânsito da cidade. No mesmo dia, ocorrerá a Procissão Senhor dos Passos, que também ocasionará alterações no trânsito da Capital. Clique aqui para saber sobre as mudanças do trânsito em função do evento religioso.
Embora o Movimento Brasil Livre seja o principal organizador da mobilização, o ato é considerado independente por muitos participantes.
A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou uma lista com orientações para os manifestantes:
1. Toda manifestação defende uma causa ou uma ideologia pela qual busca efetivação. Ser favorável ou contrário a mesma não garante a ninguém o direito de cometer atos ilícitos ou violentos.
2. Se participar da manifestação, faça de forma pacífica e apartidária.
3. Evite trajar roupas que identifiquem partido político.
4. Evite levar bolsas ou mochilas e não utilize máscara ou algo similar, que dificulte a sua identificação pelos demais manifestantes e pela polícia.
5. Nos locais de grande aglomeração é possível que criminosos (que nada tem a ver com a manifestação) aproveitem-se do anonimato na multidão para provocar atos de vandalismo e violência. Atente-se para isto!
6. Não seja influenciado pela conduta de vândalos. Não apoie depredação, dano, ou qualquer outro ato violento ou ilícito.
7. Ocorrendo algum tipo de vandalismo, sente-se no chão. Os vândalos ficarão expostos e assim os policiais poderão identificá-los e prendê-los, para garantir a sua segurança.
8. Não interfira em ações policiais, principalmente se acontecer prisões no evento por crimes ou contravenções penais.
9. Afaste-se de qualquer ação violenta e/ou tumultos.
10. Evite utilizar bicicleta, skate, patins, moto e veículo no local.
11. Não utilize fogos de artifício ou similares.
12. Não se submeta a provocações de qualquer natureza e respeite opiniões divergentes.
13. A livre manifestação do pensamento é direito de todos, estando constitucionalmente amparada, desde que não interfira no direito alheio.
14. Atos de vandalismo ou que representem risco de quebra da Ordem Pública serão contidos, visando garantir a segurança e o bem-estar da população de bem.
15. Denuncie atos ilícitos ou contrários a lei pelo telefone 190.
Alterações no trânsito:
De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes farão uma caminhada partindo do TICEN com direção ao trapiche da Beira-mar Norte, passando inicialmente pela Avenida Paulo Fontes, depois acessarão a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos(Beira-mar Norte) até o ponto de reunião final(Trapiche).
– Elevado Carl Hoepcke (Rita Maria) e o início da Beira-Mar Norte, a partir do Slaviero Baía Norte Hotelaté o trapiche, sentido bairro (Trindade) – será fechado para trânsito de veículos a partir das 16hs;
– Avenida Paulo Fontes – será fechada uma das vias, sentido centro-bairro, para a evolução da passeata; dependendo do número de participantes, os dois sentidos poderão ser interditados;
– Rua Padre Roma – será fechada para trânsito de veículos conforme evolução do movimento, após a passagem dos manifestantes será liberada;
– Cruzamentos da Beira-Mar Norte (Rua Hoepcke e Rua Desembargador Arno Hoeschl) – serão fechados de acordo com a evolução da manifestação. .
Obs.: dependendo do número de manifestantes ao término da passeata, o trânsito pela Avenida Beira Mar Norte, sentido centro, poderá ser desviado para a Rua Frei Caneca, Rua Demétrio Ribeiro e Avenida Mauro Ramos.
As intervenções no trânsito estão planejadas de acordo com eventos anteriores, porém sujeitas a alterações no transcorrer da manifestação.
Abaixo, mapa demonstrativo com as modificações no trânsito que serão realizadas: