spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 novembro 2024

Confira as atrações do último dia de programação do FAM 2024

VariedadesConfira as atrações do último dia de programação do FAM 2024
spot_img
spot_img

Compartilhe

Agenda inclui sessão da Mostra Infantojuvenil para Neurodivergentes, estreia de episódio da série catarinense e premiações na Cerimônia de Encerramento

28ª edição do  Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 chega ao último dia com uma programação especial. A agenda inclui uma sessão voltada para pessoas Neurodivergentes, com filmes da Mostra Infantojuvenil, estreia do primeiro episódio da série catarinense O Som da Ilha – Época de Ouro, e a cerimônia de encerramento. Todas as atrações serão realizadas no Cine Show Beiramar Shopping, nesta quarta-feira (11), em Florianópolis.

Sessão Especial

A Mostra Infantojuvenil, com uma sessão especialmente dedicada a pessoas Neurodivergentes e PcDs, está marcada para começar às 14h30. A sala de cinema será adaptada para proporcionar um ambiente acolhedor, confortável e acessível, pensado para atender às diversas necessidades desse público. A exibição da mostra é gratuita e a entrada é por ordem de chegada.

 Além das medidas de acessibilidade (Libras e LSE) a sessão também conta com a parceria da CRESCER – Intervenção Comportamental, uma clínica multidisciplinar especializada em desenvolvimento de crianças com diagnóstico de autismo, transtornos motores e atrasos no neurodesenvolvimento. A sala de cinema terá o acompanhamento de profissionais da clínica, um cronograma visual que será projetado em tela no início da sessão para auxiliar na concentração do público, a disponibilização de pranchetas de comunicação sobre o cinema, os filmes, e a sessão, para serem compartilhadas com os espectadores que necessitarem. E também a equipe do FAM envolvida na sessão, recebeu um treinamento de acessibilidade atitudinal para melhor acolher esses espectadores.

Série catarinense

A partir das 16h, será exibido o primeiro episódio da série catarinense “O Som da Ilha – Época de Ouro“, uma produção catarinense com direção geral e criação de Zeca Pires e Cláudia Barbosa. A série homenageia seis grandes nomes da música de Florianópolis: Luiz Henrique Rosa, Neide Mariarrosa, Zininho, Abelardo Souza, Gentil do Orocongo e Zequinha. A obra oferece uma visão aprofundada sobre o período de 1920 a 1970, destacando o impacto desses artistas na música catarinense e brasileira. A produção revisita a riqueza histórica da cena musical local através de imagens, depoimentos e registros inéditos.

O episódio inaugural “Neide Mariarrosa: A Voz de Mormaço”, dirigido por Maria Emília de Azevedo, mergulha na trajetória da cantora Neide Mariarrosa, desde seus primeiros passos em Florianópolis, passando por sua experiência no Rio de Janeiro, até seu retorno à cidade natal. Com 30 minutos de duração, este episódio faz parte da temporada “Época de Ouro”, abrangendo um resgate histórico e prometendo uma experiência emocionante para o público.

O episódio da série  “O Som da Ilha – Época de Ouro, Neide Mariarrosa: A Voz de Mormaço” é o último filme convidado do Conversas FAM de Cinema, que exibiu outras 12 obras, sendo três filmes de longa metragem e nove curtas.

Encerramento

A Associação Cultural Panvision celebrará as melhores produções exibidas na Mostra Competitiva da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, em uma cerimônia com a presença de autoridades e convidados.  O evento está marcado para iniciar às 19h, nesta quarta-feira (11), e terá a apresentação dos cinco filmes produzidos no Projeto Rally Panvision.

Na sequência, inicia a Cerimônia de Premiação da Mostra Competitiva, composta por 52 filmes em oito categorias: Longas, Curtas, Curtas Catarinenses, Videoclipe, Infantojuvenil, Work In Progress (WIP), Mostra On-Line e o Projeto Rally Panvision. 

Premiação

O melhor filme elegido pelo Júri Oficial de cada categoria concorre, além do Troféu Panvision, a mais de R$ 100 mil em prêmios oferecidos pelas empresas apoiadoras do FAM 2024: Aktoro, CoolTunes, DOT, JLS, Link Digital, Media Mundus, Mistika, Naymovie e PluralTec.

Além da premiação geral, o melhor filme curta-metragem brasileiro escolhido pelo júri técnico ganhará o Troféu Canal Brasil de Curtas, a exibição do filme no canal de televisão e R$ 15 mil em dinheiro. Todos os filmes da Mostra Competitiva também concorrem ao Voto Popular, ou seja, após cada sessão de cinema, o público pode deixar seu voto numa urna disponibilizada no Cine Show Beiramar Shopping. Já a Mostra On-Line concorre exclusivamente pelo Voto Popular, realizado pelo público por meio da plataforma do Canal Youtube do FAM, entre os dias 06 e 10 de setembro.

Os Curtas também disputarão a exibição nos programas de difusão da RECAM – Reunião Especializada das Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul, com distribuição no território do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e na Plataforma Digital Mercosul Audiovisual.

Os Curtas Catarinenses terão ainda mais uma chance de conquistar um Troféu Panvision escolhido pelo time de jurados que fazem parte da imprensa de SC com o Prêmio Especial Imprensa Catarinense.

Outra dinâmica inovadora de premiação é que os jurados também podem dar destaque a categorias, temáticas ou funções presentes na Mostra Competitiva do FAM 2024 com o Prêmio Especial do Júri Oficial. 

A votação é feita tanto pela equipe especializada com 22 jurados, como pelo público no final de cada sessão com cédulas de votação que foram distribuídas na saída da sala de cinema durante o Festival.

Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades. 

O  28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da  Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE –  Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.