Festividade foi marcada pela entrega do Jardim Sensorial, além de programação cultural e de lazer
Moradores, visitantes e autoridades participaram das comemorações do aniversário do Jardim Botânico Municipal de São José, que celebrou quatro anos de existência na tarde do último sábado (17), em Potecas. O evento foi marcado pela entrega oficial do Jardim Sensorial, composto por mais de 50 espécies com o objetivo de oferecer inclusão social por meio de um passeio repleto de sensações e novas experiências para pessoas com deficiência e toda a comunidade.
O procurador Geral do Município, Rodrigo João Machado, que representou a prefeita Adeliana Dal Pont durante a festividade, lembrou a importância da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS), órgão responsável pelo Jardim Botânico e também pelas ações de desenvolvimento sustentável. “A entrega do Jardim Sensorial representa mais um passo importante que a FMADS dá para ir ao encontro daquilo que São José deseja para o seu futuro: o desenvolvimento sustentável, ambientalmente correto e, agora, também inclusivo”, disse Rodrigo.
O evento foi ainda marcado pela realização da edição especial do Bairro em Movimento que trouxe atrações culturais, artísticas e de lazer para a sede do Jardim Botânico. Durante a tarde festiva, foram distribuídas mudas de espécies variadas e o público pode conferir uma feirinha deprodutos orgânicos, além da apresentação das contadoras de histórias Lígia Barreto da Silva e Vera Lucia Sabino que apresentaram no anfiteatro as histórias das personagens Tic e Tac – As Fadas do Tempo.
“É uma alegria imensa festejar este dia tão especial junto com a comunidade josefense, pois o Jardim Botânico é um espaço de todos. É um ambiente importante, instrumento de estudo e preservação de espécies nativas em nossa cidade e deve ser desfrutado por toda a comunidade. Por isso, meu desejo é que vocês usufruam deste espaço e também ajudem a preservá-lo”, reforçou a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fernanda Diniz Farias, ao agradecer a sensibilidade da prefeita Adeliana Dal Pont em apoio às ações da FMADS, além do empenho e trabalho de todos os servidores da Fundação.
O público presente pode experimentar as sensações provocadas pelas experiências do Jardim Sensorial. Formado por 50 espécies cultivadas, o novo espaço foi projetado com comunicação visual feita em Braile e acessibilidade para que deficientes visuais e cadeirantes possam visitá-lo, explorando o tato, olfato, audição e paladar ao longo do túnel de parreiras e plantas comestíveis.
“A entrega do Jardim Sensorial é uma ação muito bonita, importante, de respeito, inclusão e que traz dignidade. Por isso, compartilho com a comunidade o reconhecimento da Câmara Municipal ao trabalho que a gestão e toda a equipe da FMADS desenvolvem no município. Parabenizo ainda os avanços e conquistas para o meio ambiente da cidade, frutos do trabalho de todos vocês”, ressaltou o presidente da Câmara, Michel Schlemper.
Dezenas de famílias, que participaram da programação festiva de aniversário do Jardim Botânico, chegaram curiosas e ansiosas para conhecer o novo Jardim Sensorial. A família da moradora de Potecas, Melissa Valim, de 39 anos foi uma delas. “Gostamos muito do Jardim Sensorial, principalmente, pela experiência que ele proporcionou para as nossas crianças fazendo com que elas tivessem contato direto com a natureza, assim como tínhamos quando éramos crianças na casa da vó. É isto que este espaço me faz lembrar; da casa minha vó. As crianças adoraram e eu achei incrível”, disse Melissa, que estava acompanhada do marido Márcio e dos filhos Giovana e Pedro.
O Jardim Sensorial foi construído por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a iniciativa privada. A empresa Bassas Empreendimentos Imobiliários foi responsável pela confecção e instalação das placas de identificação dos canteiros com sistema de leitura em português e braile. A terraplanagem foi feita pela empresa Brasil Entulhos e a OK Construções e Incorporações executou a pavimentação e a proteção de guarda corpo no local. Já o Grupo Cassol implantou os canteiros e floreiras.
A celebração de aniversário do Jardim Botânico contou com a presença do vereador Orvino Coelho de Ávila; do diretor de Unidade de Conservação, Sérgio Stähelin; secretários e servidores municipais; moradores; visitantes; imprensa, e demais representantes da comunidade.
O Jardim Botânico de São José possui 160 mil m² de mata atlântica preservada e foi inaugurado no dia 14 de agosto de 2015 sendo o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina. O espaço é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB), o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira.
A unidade conta com uma sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, além de uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies.
O Jardim Botânico de São José fica aberto à visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, sendo que as visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (48) 3381-0040. A unidade está localizada na Rua Cauassu s/nº, no bairro Potecas. A entrada é gratuita.