Além de chegar às plataformas digitais, o músico gaúcho radicado em Florianópolis leva à Itália, Espanha e Alemanha o trabalho que incorpora o jazz aos ritmos latinos
O segundo álbum do compositor e acordeonista gaúcho Roger Corrêa tem seu lançamento nas plataformas digitais nesta sexta-feira (19). Latino Ibérico desenvolve sotaques próprios em estilos como milonga, chamamé, chacarera, candombe, tango, salsa e choro, a partir da experimentação com a estética universal do jazz. O trabalho autoral será levado à Europa a partir do dia 30 de julho, em nove shows divididos entre Itália, Espanha e Alemanha (veja programação no final).
Reconhecido por sua habilidade virtuosa e expressiva em diversos estilos musicais, Roger Corrêa aprofunda nesse álbum “a valorizando da composição, dos fundamentos do improviso e a inovação na pesquisa de novos estilos e fusões de gêneros”. Ao lado do acordeonista, estão os músicos Tiê Pereira (baixo), Daniel Grajew (piano) e Rodrigo Porciuncula (bateria). Com Sul em Aquarela (2022), seu primeiro álbum, Roger Corrêa foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música como melhor compositor.
Inspirado pelas raízes da cultura brasileira e latino-americana, resultado da união de povos originários, escravizados e ibéricos, Roger Corrêa criou oito canções que, na sua definição, “têm em sua motivação estabelecer uma conexão profunda entre os diversos elementos culturais, experimentando novas possibilidades musicais”.
MÚSICAS
Guaíba: apresentada em 2023 como single, a faixa que abre o álbum é uma homenagem à cidade natal do autor, com a missão de demarcar definitivamente o aspecto cosmopolita de Latino Ibérico”.
Latino Ibérica: releitura da música do sul com influências ibéricas.
Minuaneiro: faz referência ao “minuano”, vento cortante de origem polar que rasga todo o sul do Brasil, em uma faixa com atmosfera enérgica, que remete à passagem, deslocamento e agilidade.
D’Rivera: tributo a Paquito D’Rivera, clarinetista e saxofonista cubano de jazz, uma referência para Roger Corrêa.
A Don Colina: um Danzón (ritmo cubano) em homenagem a Javier Colina, um dos mais importantes contrabaixistas espanhóis de jazz e flamenco, com quem Roger Corrêa se apresenta na Alemanha durante a turnê do álbum.
Guate: salsa em homenagem à Guatemala, onde a música foi composta. O ritmo e o clima latino serão destacados em um videoclipe dirigido por Antonio Rossa.
Candombiteando: candombe alegre, com influência afro, que homenageia o Uruguai, de onde o ritmo se origina.
Sul Interior: regravação do instrumental que fez parte do primeiro álbum, Sul em Aquarela, agora com acordeon, piano, baixo e bateria.
Latino Ibérico também destaca o protagonismo de um instrumento incomum em formações desse tipo (piano, baixo, bateria). A gaita-ponto (acordeão diatônico de botões ao invés de teclas) sempre esteve mais associada às tradições e ao ambiente agrário, enquanto o acordeão de teclas foi mais facilmente incorporado ao cenário urbano e ao ensino formal nos conservatórios.
Radicado em Florianópolis, o gaúcho Roger Corrêa iniciou seus estudos de acordeão aos 6 anos de idade e aos 13 participou do projeto Fábrica de Gaiteiros, liderado por Renato Borghetti. Seu trabalho autoral já foi apresentado em vários países, incluindo Espanha, Marrocos, Itália, Áustria e Alemanha. Participou ainda do lançamento do projeto Brasil na Gaita Ponto, em formação de trio, além de colaborar com renomados músicos instrumentais, como Yamandu Costa, Renato Borghetti, Javier Colina e Alegre Corrêa, entre outros.
Turnê na Europa
30/07: Roger Corrêa Italian Quartet – Maratea Jazz Festival (Itália)
02/08: Roger Corrêa – Quarteto no Café Berlin – Madrid (Espanha)
09/08: Roger Corrêa e Tudo Azul no Jazzkeller – Frankfurt (Alemanha)
12/08: Latin Jazz Initiative Roger Corrêa – Quarteto – Stuttgart (Alemanha)
14/08: Roger Corrêa Italian Quartet em Mole Vanvitelliana – Ancona (Itália)
18/08: Roger Corrêa Italian Quartet no Durante Festival – Urbania (Itália)
19/08: Roger Corrêa Italian Quartet no Hobos Live (Itália)
23/08: Roger Corrêa Trio no Meidinerz Jazz em Gijón (Espanha)
24/08: Roger Corrêa Trio no Meidinerz Jazz em Gijón (Espanha)