Novo livro de Rodrigo Nascimento, especialista em Marketing por Dados, reúne teoria e prática para que profissionais dominem o uso da IA
“Você não será substituído por uma IA, mas por pessoas que sabem usá-la”. É partindo desse alerta que o especialista em Marketing por Dados e Performance Digital, Rodrigo Nascimento, lança IAfique-se ou Morra – Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você pela DVS Editora.
A obra guia os leitores em um cenário em que a adoção da Inteligência Artificial não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” e “como” ela será implementada para alavancar os pilares essenciais de produtividade, performance e inovação em equipes e empresas.
No livro, o autor compartilha lições práticas para que profissionais de todos os níveis possam adaptar suas rotinas e processos à era da automação inteligente. Em vez de listar ferramentas complexas, ele foca no processo de “IAficação”, que permite implementar IAs de maneira descomplicada e garante a valorização da criatividade e estratégia humanas.
Ao desmistificar o uso da IA no universo do marketing e dos negócios, Nascimento revela como ela transforma a vida das pessoas e reforça a urgência de se adaptar para manter a relevância no mercado de trabalho. Sem negar os desafios culturais dessa transição, ele argumenta que “IAficar-se” exige uma nova mentalidade voltada para alta performance e inovação contínua.
O especialista apresenta ainda o método POPI, com passo a passo para implementar IA em processos corporativos de forma eficiente a partir de quatro etapas: Problema, Objetivo, Planejamento e Implementação. A engenharia de prompts e os segredos para criar instruções precisas também ganham destaque ao longo dos capítulos.
Além de mostrar como usar a IA para analisar a concorrência e até mesmo criar gráficos, Rodrigo Nascimento apresenta o conceito de tropa digital com o aproveitamento de assistentes e agentes de IA como novos membros das equipes. “Esses assistentes e agentes serão os responsáveis pela realização de tarefas repetitivas e complexas com uma precisão e velocidade impressionantes”, explica.
IAfique-se ou Morra oferece tanto a base teórica quanto ferramentas práticas para quem deseja começar sua própria jornada de “Iaficação” de forma imediata e estratégica. Considerando que a IA não é mais uma tendência futura, mas sim uma realidade presente, essa leitura é indispensável para entender como automatizar processos, aumentar a eficiência, personalizar experiências de clientes e acessar insights valiosos para prosperar em um mercado cada vez mais dominado por automação e tecnologia de dados.
Ficha técnica
Título: IAfique-se ou Morra: Como fazer a inteligência artificial trabalhar para você
Autoria: Rodrigo Nascimento
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951331
Páginas: 240
Preço: R$ 84,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre o autor
Rodrigo Nascimento é especialista em ajudar líderes de marketing e negócios a obter alta performance por meio dos dados e tecnologia. É CEO da Buscar ID, uma martech de marketing por dados que criou a idfy, inteligência artificial que permite você conversar com seus dados e obter análises em tempo real. Rodrigo é também autor do livro “Marketing na Era dos Dados – O fim do achismo”, explorando o poder dos dados na performance em marketing e vendas. Instagram – LinkedIn
Sobre a DVS Editora
Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.
Redes sociais da editora