A análise de mercado é um dos aspectos essenciais do planejamento de negócios, isso porque essa iniciativa ajuda uma empresa a compreender todo o contexto e oportunidades do setor em que ela está inserida ou deseja atuar ativamente.
Quando falamos sobre o mercado internacional, essa pesquisa mercadológica se torna ainda mais necessária, visto que as organizações que se envolvem no comércio exterior lidam com aspectos, processos, públicos e produtos totalmente distintos.
Sabemos que a crise abalou a economia mundial e corporações de diferentes países sentiram os impactos da pandemia nos acordos internacionais. Porém, com o avanço da vacinação e a reabertura das fronteiras, o momento é de expectativas para uma recuperação rápida da economia global.
Para se ter uma ideia, o relatório 24th Annual Global CEO Survey, feito pela PwC, nos revela que 85% dos CEOs brasileiros estão otimistas com o cenário de melhorias no mercado e aumento das demandas ainda em 2021.
Diante disso, para atender as novas possibilidades do setor e superar os desafios internos, realizar a análise de mercado e competitividade é crucial. Confira abaixo a importância dessa iniciativa e como implementá-la no seu negócio de maneira efetiva.
Importância de fazer a análise de mercado internacional
Dentre os principais aspectos que tornam a análise de mercado internacional essencial, podemos citar:
Promove uma visão holística do setor
Ao entender a maneira como o mercado funciona, uma empresa consegue ter uma visão holística acerca do seu setor de atuação, assim como a respeito do comportamento dos concorrentes, produtos e clientes.
Com uma visão panorâmica, as organizações conseguem enxergar o segmento de forma global e como cada pormenor afeta o seu negócio.
Outro ponto importante diz respeito à própria cultura organizacional. Um gestor que entende completamente onde a sua organização está inserida tem mais sucesso em motivar, engajar e capacitar os seus colaboradores, tornando a empresa mais produtiva e eficiente.
Permite conhecer a concorrência
Um dos objetivos mais proeminentes da análise de mercado é o levantamento de informações acerca da concorrência.
Na prática, esse processo permite entender como os seus oponentes atuam, estratégias, fornecedores, características, públicos e outras informações importantes.
Ao compreender todos esses fatores, a sua empresa pode atingir diferencial competitivo, característica tão importante para fazer sucesso com as práticas de importação.
Facilita a identificação de novas oportunidades
Sabemos que uma empresa estática não consegue se desenvolver de maneira sustentável e alcançar melhores posicionamentos no seu setor de atuação.
Diante disso, a análise mercadológica não apenas torna o seu negócio mais flexível às mudanças necessárias para se manter competitiva, mas também para identificar novas oportunidades de otimização, expansão e, inclusive, novas soluções.
Simplifica a gestão de fornecedores
Um ponto crucial da importação é a gestão de fornecedores. Assim como o mercado nacional, o comércio exterior é extremamente diverso, o que significa lidar com dezenas ou centenas de fornecedores para o mesmo produto.
Mas, afinal, qual escolher? A análise de mercado permite responder essa pergunta. Por meio de dados, a organização consegue identificar o melhor parceiro para as suas demandas e, quando necessário, é possível negociar prazos, valores e, até mesmo, encontrar outras opções.
Promove melhor relacionamento com os clientes
Uma pesquisa mercadológica bem feita considera também o comportamento dos clientes, suas preferências, necessidades e outras informações semelhantes.
Com isso, uma empresa consegue não apenas atender com eficiência essas demandas, mas também garantir sempre um relacionamento positivo com os consumidores.
Inclusive, pode ser um ótimo meio de implementar melhorias constantes nos atendimentos, entregas, processos logísticos, contratos e outros fatores que sejam do interesse dos consumidores.
Permite melhores tomadas de decisão
Por fim, essa iniciativa permite melhores tomadas de decisão, pautadas sempre em dados e na visão global da empresa.
Dessa forma, uma corporação consegue expandir com estabilidade, mantendo os negócios sustentáveis, considerando possíveis variações do mercado e, principalmente, valorizando a transparência nos seus processos.
Passo a passo para fazer a análise de mercado internacional
Para fazer a análise de mercado internacional na sua empresa, alguns processos são fundamentais, como:
Faça um levantamento de informações
O primeiro passo, sem dúvidas, é o levantamento de informações. Lembra que falamos acerca do estudo de concorrência e análise de cliente? Pois bem, tudo isso é feito nessa fase.
Para tal, pesquise o seu mercado de atuação, produto e outras empresas que atuam exatamente com o mesmo tipo de negócio.
Nesse sentido, é importante compreender a maneira como essas outras organizações trabalham, assim como as práticas de preços, principais fornecedores e países, estratégias de mercado, ações logísticas, iniciativas fiscais e tributárias, funcionamento da operação e outros dados semelhantes.
Nesse quesito, é crucial entender também se esses concorrentes investem em tecnologia, possíveis ferramentas utilizadas e outros fatores que possam ser considerados um diferencial.
Entenda as práticas burocráticas que envolvem o comércio exterior
Em seguida, é momento de compreender como o comércio exterior funciona. Ou seja, entenda as práticas burocráticas que envolvem a importação de produtos (especialmente se existe alguma ressalva para o seu nicho, por exemplo, na indústria farmacêutica, alguns insumos são transportados em temperaturas específicas) e taxas.
Existem outros custos também, geralmente envolvendo tributos nacionais e internacionais, logísticos, impostos incidentes e não incidentes, aduaneiros e, até mesmo, gastos característicos dos documentos de importação.
Quanto mais informações a sua organização tiver a esse respeito, mais simples será a definição das características de importação, o que abrange não apenas o produto em si, mas também os licenciamentos necessários e as modalidades.
Identifique os pontos fracos e fortes do seu negócio
Com essas informações levantadas, é preciso já identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, em comparação tanto com o mercado, quanto com a atuação da concorrência.
Para tal, analise toda a sua empresa interna e externamente, levando em consideração estrutura, capacitação profissional, tecnologias, experiência, práticas de negócio (compra e venda), fornecedores e clientes.
Com base nessas informações, você consegue mapear os pontos positivos e as vulnerabilidades da sua operação, assim como as ameaças e as oportunidades frente ao mercado.
Trace um planejamento de negócios
As análises feitas nos tópicos anteriores darão insumos suficientes para a criação de um planejamento de negócios robusto e sustentável a longo prazo.
Por sua vez, esse plano ajuda a documentar a atuação da sua organização no mercado, estratégias, viabilidades e, até mesmo, posicionamentos da sua empresa, no que diz respeito à visão, missão e valores.
Quando uma organização decide importar, geralmente, ela já possui um plano de negócios que a sustentou no mercado nacional. No entanto, para apoiar essa expansão, é preciso atualizar esse planejamento antigo, levando em consideração novas estratégias operacionais e financeiras.
Nesse novo escopo, pondere a respeito dos pontos fracos levantados e crie ações corretivas para superar esses gargalos.
O mesmo diz respeito às ameaças identificadas: crie iniciativas para não apenas notar com facilidade essas situações, mas também minimizar os impactos.
Tenha a gestão baseada em dados e a tecnologia como suas maiores aliadas
Não podemos falar sobre análise de mercado internacional sem citar a gestão baseada em dados como a maior aliada das empresas. No entanto, ela apenas é possível por meio do investimento em ferramentas tecnológicas.
Inclusive, uma pesquisa da Pegasystems nos revela que 76% dos gestores concordam que a pandemia aumentou o investimento em automação inteligente.
Isso significa que as organizações estão mais maduras digitalmente e que, para se manter competitiva, a sua empresa precisa se atualizar.
Portanto, usar tecnologias como Big Data e IoT, por exemplo, auxilia no gerenciamento efetivo do negócio, facilita o levantamento de dados e permite tomadas de decisões mais estratégicas e que contribuem para o crescimento sustentável da empresa.
Sabemos que o mercado internacional é muito amplo e extremamente competitivo, aspectos que exigem expertise da empresa que decide se aventurar por esse segmento.
Nesse sentido, é possível contar com uma organização especializada em trading para facilitar a inserção da sua empresa no comércio exterior e garantir acordos de negócios que sejam realmente positivos, como é o caso da ST Importações.
Com mais de 20 anos de experiência no setor de trading, a ST Importações propõe soluções inovadoras para os seus clientes, auxiliando em todos os processos da importação, desde a identificação das melhores opções até a tramitação dos documentos, transporte e logística dos produtos.
Dentre as nossas principais soluções, estão:
- Logística com cobertura nacional: opções integradas focadas em minimização de custos e otimização de tempo;
- Tecnologia e Big Data: ferramentas intuitivas e robustas para acompanhamento das operações;
- Consultoria exclusiva: ajudamos a sua empresa nas questões fiscais e tributárias;
- Análise de mercado internacional: prospecção dos melhores fornecedores, produtos e possibilidades para garantir diferencial competitivo;
- Importação door to door: garantia da importação desde a retirada do exterior até a entrega no destino;
- Financeiro: possuímos soluções completas de financiamento para importação, com ótimos prazos e condições de pagamento.
Com a ST Importações, a sua organização consegue expandir para o mercado internacional de maneira sustentável e com garantia de bons resultados.