spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Comitiva mostra o ecossistema de inovação de Santa Catarina em evento global em Dubai

TecnologiaComitiva mostra o ecossistema de inovação de Santa Catarina em evento global...
spot_img
spot_img

Compartilhe

ACATE participa com empresas catarinenses de missão organizada pela Apex Brasil para o evento GITEX Expand North Star

O ecossistema de tecnologia e inovação catarinense estará representado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante esta semana na GITEX Expand North Star e na GITEX Global — uma das maiores feiras de tecnologia e inovação do mundo. A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) foi um dos quatro hubs de inovação brasileiros escolhidos para participar de uma comitiva de empresários brasileiros organizada pela Apex Brasil, órgão do governo brasileiro que estimula o comércio exterior, em parceria com o Sebrae. Dos quatro hubs, três são de Santa Catarina: ACATE, Sapiens Parque e Inaitec.

A missão brasileira já chegou em Dubai e participa dos eventos que ocorrem até o dia 16. A agenda principal envolve a GITEX Expand North Star 2024, que segue um modelo de exibição de startups e facilitadores do ecossistema com uma programação repleta de palestras, sessões de pitch das startups e premiação. O evento apresenta as novidades das empresas dos Emirados Árabes Unidos e de todo o mundo relacionadas ao setor de tecnologia, reunindo compradores dos mercados de tecnologia de crescimento mais rápido do mundo: Oriente Médio, Norte da África e Ásia.

A ACATE foi selecionada como hub de inovação e viaja juntamente com startups brasileiras escolhidas pela entidade para apresentarem seus projetos durante a feira. A missão segue um dos objetivos da atual gestão da ACATE de projetar internacionalmente o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina, com o propósito de conectar empresas catarinenses a mercados internacionais, propiciando a expansão de negócios e aproximação a players globais.

“A presença institucional da ACATE no GITEX em Dubai, bem como WebSummit em Portugal e outros eventos ao redor do mundo este ano, é uma das bandeiras da atual gestão do presidente Diego Ramos, de transformar SC em um hub global de inovação. Estamos levando excelentes empresas para representarem muito bem nosso estado no evento”, destaca Henrique Bilbao, vice-presidente de Internacionalização da ACATE, que na quarta-feira (16) será um dos speakers do painel “Spotlight Brazil”, sobre o ecossistema de inovação no país.. 

A estimativa é que a feira reúna cerca de 1.800 empresas de tecnologia, 650 palestrantes e mais de 1.000 investidores. A Expand North Star faz parte da programação da GITEX Global, que possui números ainda mais relevantes e contará com mais de 6.000 expositores de 170 países e espera receber mais de 100.000 visitantes no Dubai World Trade Center.

“Abri a primeira empresa nos Emirados Árabes em 2022 e tenho certeza que existem muitas oportunidades para as empresas catarinenses e brasileiras naquele mercado, que tem muito poder de investimento e demandas não atendidas de inovação, que podem ser supridas pelas soluções de nossas startups”, explica Lisandro Vieira, diretor do Grupo Temático de Internacionalização da ACATE e CEO da WTM International, empresa especializada em importação e exportação de tecnologia.

Entre as startups catarinenses associadas à ACATE que irão participar da Expand North Star como expositores estão: Marka, Advent Prime, Qametrik, IXC Soft e 3035Tech.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. A missão da entidade é apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta LinkLab e as Verticais de Negócios. 

Reunindo mais de 1.800 associados em 8 polos de inovação e tecnologia de Santa Catarina, possui Centros de Inovação na Grande Florianópolis e em Chapecó, além de presença em outras regiões do país e do mundo. Com um hub no Canadá, a entidade também é promotora de oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.