A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa fez uma visita surpresa ao Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, na manhã desta quinta-feira, 8. Os deputados Volnei Morastoni (PT), Sargento Amauri Soares (PDT) e Serafim Venzon (PSDB), que representaram a Comissão, definiram como "um verdadeiro caos nos corredores e salas" a situação encontrata na unidade de saúde. As informações são da Agência Alesc.
Foi verificada pelos deputados a situação do setor de Emergência e o Instituto de Cardiologia. Pacientes acomodados em macas e cadeiras e salas que deveriam servir para os primeiros socorros e foram transformadas em locais de internação, foram alguns dos problemas relatados pelos representantes da Comissão durante a visita.
Chamou a atenção dos deputados o fato de, no setor de reanimação da Cardiologia, haver pacientes idosos entubados, com equipamentos de respiração expostos para o lado de fora das janelas da unidade.
A visita foi motivada por mais de 100 denúncias, feitas por meio do SindSaúde, anotadas em formulários assinados por funcionários do hospital que também clamam por mais estrutura de atendimento.
O próximo passo é a elaboração de um relatório para que possam ser cobradas soluções do poder estadual.
Representantes do SindSaúde acompanharam a visita dos deputados. Pedro Paulo das Chagas, presidente do sindicato, revelou que a principal reclamação dos funcionários é a falta de estrutura para atender tantas pessoas.