Os encontros para planejar as ações da Operação Presença – Verão 2017 tiveram início nesta terça-feira, 2, com a participação de aproximadamente 100 dirigentes e representantes de órgãos, entidades e o trade turístico, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis.
O planejamento deve ocorrer até o final de setembro. As ações começam a ser colocadas em prática a partir de outubro – quando já começa a movimentação de turistas na cidade.
Na última temporada, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes (SOL) estimou a vinda de 1,9 milhões de turistas de Santa Catarina, do Brasil e do Exterior a Florianópolis.
Todos os trabalhos relacionados à Operação Presença são coordenados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, assim como ocorre desde 2013/2014, ano que começou a ser adotada a atual metodologia de planejamento e de monitoramento das ações.
Em meados de abril a Prefeitura apresentou o balanço final da última operação. A ideia é que as entidades se comprometam a melhorar alguns índices tidos como negativos naquela temporada (2015/16), a fim de aperfeiçoar as ações, dirimindo os impactos e oferecendo produtos e/ou serviços de qualidade aos florianopolitanos e turistas.
O planejamento consiste em mais de 20 reuniões técnicas, que serão divididas em quatro eixos temáticos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer e sustentabilidade, como ocorre desde 2013/14. Esta metodologia busca otimizar os encontros reunindo os órgãos envolvidos de acordo com os eixos relacionados ao seu trabalho e/ou área de atuação.
“A falta de pessoal e de recursos foram os principais calos na última temporada para a efetivação de algumas das ações que haviam sido planejadas. Por isso, pedimos para que cada uma das entidades envolvidas se comprometa com aquilo que elas realmente possam fazer, trazendo resultados e qualidade à Operação. É necessário, ainda, que cada uma dê o retorno sobre o andamento das ações planejadas, para que possamos monitorar e observar o que precisa ser mais bem trabalhado naquele momento, se possível, ou na próxima temporada”, ressaltou a secretária Zena Becker.
Entre as conclusões percebidas da última temporada estão: a falta de fiscalização (por falta de pessoal e/ou recursos); a necessidade de campanhas de conscientização nos mais diversos segmentos; a união de esforços para superar a falta de recursos. “Mesmo com as dificuldades, a temporada de 2016 foi percebida de forma positiva pela mídia e o trade turístico, sendo vista como uma das melhores dos últimos anos, e é nesta linha que pretendemos seguir”, frisou Becker.
Operação Presença – Verão 2016
Com relação à temporada de 2015/16, a repercussão das ações na mídia ocorreu de forma mais amena: foram 51% de matérias positivas contra 49% negativas, sendo as questões relacionadas à balneabilidade as mais recorrentes e destacadas pelos meios de comunicação.
Já quanto ao monitoramento das ações previstas para a temporada, 80% das entidades e órgãos que se comprometeram com algum trabalho deram retorno quanto a suas atividades.
O auge da temporada de verão 2015/2016 ocorreu entre as festas de fim de ano e o Carnaval. Conforme aponta uma estimativa da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, cerca de 1,9 milhões de turistas de Santa Catarina, do Brasil e do Exterior passaram por Florianópolis durante a temporada.
As informações são da Secretaria de Comunicaçào da Prefeitura da Capital.