Começa nesta sexta-feira, 19, a 2ª Rodada Digital do Centro Universitário Estácio de Sé, em São José. O evento, que vai abordar temas como marketing digital, perfil dos usuários da rede e plataformas mobile, é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e as presenças devem ser confirmadas no e-mail manfroi@live.estacio.br.
A atividade é organizada pelo curso de pós-graduação em Mídias Digitais. Na sexta-feira, 19, o administrador Gabriel Lopes falará sobre o impacto das métricas de marketing digital nas vendas de uma empresa. As métricas, qualitativas e quantitativas, são usadas para identificar o perfil do internauta e podem auxiliar no melhoramento da interação, quando esse for o objetivo do site, segundo Luciana Manfroi, professora e coordenadora da Pós- Graduação em Mídias Digitais.
No mesmo dia, a estudante Vanessa Fetter defenderá seu TCC da Pós-Graduação em Mídias Sociais, “Marketing de Conteúdo: Facilitando a ‘conversa’ entre empresas e seu público”.
No sábado, dia 20, o principal executivo da Jimmy Technology, Rodrigo Gonçalves, abordará o tema Mobile como oportunidade de mercado. “Nós estamos passando por uma grande transformação na forma como as pessoas interagem entre elas e como interagem com as marcas. A tendência agora é que o mundo esteja na mão das pessoas. É o boom de smartphones e plataformas mobile”, enfatizou Gonçalves.
Outro palestrante do dia é o jornalista Daniel Calmon – escolhido como Persona Digital desta Rodada. Ele falará sobre sua trajetória profissional. Durante a tarde, os temas serão: Homo Mobilis – a utilização de mobiles nas manifestações de rua no Brasil em 2013 (Horácio Mello, professor); Google Adwords (Ricardo Azevedo, diretor da Agência CLINKS); e influência do Facebook como fator de coesão da melhoria nos hábitos de trânsito (Felipe Gondin, diretor executivo da Flex).
Todos os assuntos convergem para a discussão das possibilidades a partir da Web 2.0, que surgiu em 2.000 com os blogs, buscadores e redes sociais. Antes disso, com a Web 1.0, os sites eram estáticos, explicou Luciana. “Hoje, quem tem um negócio precisa estar na rede”, observou, ressaltando que é visível o amadurecimento do mercado neste sentido. “As empresas estão trabalhando com agências digitais.”
Confira a programação:
Sexta
19h Abertura – Luciana Manfroi e Bruno Pompeu, coordenadores da Pós Graduação em Mídias Sociais do Centro Universitário Estácio de Sá
19h30 Defesa do TCC da Pós Graduação em Mídias Sociais “Marketing de Conteúdo: Facilitando a ‘conversa’ entre empresas e seu público” – Vanessa Fetter
20h30 Insights sobre o impacto das métricas de marketing digital nas vendas – Gabriel Lopes (administrador e um dos responsáveis pelo desenvolvimento de negócios na Resultados Digitais )
Sábado
9h Mobile como oportunidade de mercado – Rodrigo Gonçalves (CEO da Jimmy Technology e co-fundador do OlhoSEO)
11h Persona Digital – Daniel Calmon (jornalista, sócio-fundador da empresa InfoEsporte Mídia Esportiva e do Portal InfoEsporte)
14h Homo Mobilis: a utilização de móbiles nas manifestações de rua no Brasil em 2013 – Horácio Mello (Professor e pesquisador de Cibercultura)
15h Google Adword, por que, pesquisas e cases – Ricardo Azevedo (Diretor da Agência CLINKS, especializada e parceira certificada Google Adword)
16h Da Pós ao Mercado – apresentação do TCC “Influência do Facebook como fator de coesão da melhoria nos hábitos de trânsito” – Felipe Gondin, diretor executivo da Flex