spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Começa nesta quarta-feira em Florianópolis o Encontro Nacional de Presepistas

EventosComeça nesta quarta-feira em Florianópolis o Encontro Nacional de Presepistas
spot_img
spot_img

Compartilhe

Florianópolis sedia, a partir desta quarta-feira, 6, o 1º Encontro Nacional de Presepistas. O evento, que começa às 14h, será no Teatro da Ubro, na Capital. Promovido pelo Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, o evento tem patrocínio da Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

O encontro faz parte de uma programação especial em comemoração aos 40 anos do presépio da Praça XV de Novembro, que será inaugurado nesta quinta-feira, 7, às 19h30, mantendo uma tradição iniciada em Florianópolis pelo pesquisador e folclorista Franklin Cascaes, em 1973.

A agenda cultural inclui ainda a inauguração do presépio do artista plástico catarinense Jone Cezar de Araújo, premiado na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, realizada em 2005, em Roma, na Itália, onde concorreu com obras de 35 países. A instalação, que poderá ser visitada no Palácio Cruz e Sousa, integra o Circuito de Presépios Brasileiros que terá exposições em diversos pontos da cidade e em São José. As mostras são abertas à visitação pública, conforme horário de atendimento em cada local.

Entre os presepistas participantes do encontro destacam-se Hugo Coimbra, Paulo e Osmarina Vilalva (Florianópolis), Geraldo José Germano (São José), Samara Will (São Francisco do Sul), Doralice Horn (Mafra), Sônia Peres, Eliane e Hilário Voigt (Itajaí), Sueli Mota (Penha) e Silvia Stützer (Joinville), Tânia Lemos (Rio de Janeiro), Niwson e Anelise Moser (Alemanha).

Tradição preservada

Iniciada pelo pesquisador e folclorista Franklin Joaquim Cascaes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a tradição de confeccionar um presépio rústico em tamanho natural para celebrar o Natal foi levada para a Praça XV de Novembro na década de 1970, por incentivo do museólogo Gelci José Coelho, o Peninha, que queria difundir a arte presepista de Cascaes.

Após a morte do pesquisador catarinense, em 1983, Peninha continuou o projeto por quase uma década e, a partir de 1993, a responsabilidade foi assumida por Jone Cezar de Araújo. Nessa época, o presépio natural da Praça XV de Novembro foi reconhecido como o mais original do mundo pelos integrantes do Congresso Mundial dos Presepistas, realizado na República Tcheca, organizado pela Un-Foe-Prae (Federação Mundial de Presepistas).

Natural do Morro da Fumaça, no sul do estado de Santa Catarina, o artista reside desde 1968 em Florianópolis, onde descobriu a paixão pelas artes visuais e pela cultura popular, com ênfase para a confecção de presépios natalinos com diferentes técnicas e materiais.

Membro do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC e da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina, Jone Araújo integra a Associação Internacional dos Artistas Plásticos – Unesco/Sinapesp e é também presidente do Instituto Cultural e Presepista Ilha de Santa Catarina, que desde 2005 tornou-se o órgão oficial da arte presepista brasileira.

Em quatro décadas de atividade na capital catarinense, Jone Cezar participou de diversas exposições individuais e coletivas, conquistando 125 premiações em variadas técnicas e categorias das artes visuais. Em 2005, o artista conquistou a medalha de ouro na 30ª Mostra Mundial Dei 100 Presepi, em Roma, e o prêmio do júri popular no 5º Concurso Nacional de Presépios de Greccio-Riete, também na Itália.