Com quase 50 Km de rede coletora de esgoto já instalados – o que corresponde a cerca de 76% do total-, as equipes que trabalham no projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ingleses-Santinho, deram início, também, à execução de estruturas de grande peso. Esta semana, por exemplo, foi iniciado o processo de concretagem da primeira elevatória prevista no projeto, localizada na Rua Recanto do Sol, na região Norte da praia de Ingleses. No total, serão construídas oito estações elevatórias, equipamentos que recebem o esgoto por bacias e farão o bombeamento para a Estação de Tratamento (ETE).
Além da equipe responsável pelas obras da elevatória, outras cinco frentes de trabalho do Consórcio Trix-Infracon (contratado pela Casan para executar o projeto) atuam em instalação de rede coletora em vias dos dois bairros, uma sexta executa o preparo do terreno da Estação de Tratamento de Esgosto (ETE), que se situa no terreno vizinho ao canteiro de obras.
Na Estrada Dario Manoel Cardoso, no Sítio de Baixo, há equipes trabalhando simultaneamente em instalação de rede coletora de esgoto e na colocação de asfalto, e neste local (entre a Rua Paulina Marques dos Santos e a Servidão Manoel Laureano dos Santos), o tráfego de veículos na via fica limitado à meia pista. Por isso, para minimizar transtornos e evitar incidentes, os motoristas são orientados pelos funcionários do Consórcio por meio de placas Pare/Siga, e quem deseja evitar a retenção de trânsito pode procurar caminhos alternativos. Utilizar a Rodovia João Gualberto Soares para vencer este trecho é uma possibilidade.
Para quem vem do Centro em direção ao Costão Golf, uma alternativa é dobrar à direita na Servidão Manoel Laureano dos Santos e seguir até a Rodovia João Gualberto Soares. Nela, dobra à esquerda e retorna à Dário pela rua Paulina Marques dos Santos. Quem vem do Costão Golf em direção ao Centro pode fazer o trajeto contrário, entrando na rua Paulina e retornando à Dario pela servidão Manoel Laureano dos Santos.
A Casan e o Consórcio Trix-Infracon (executor das obras) pedem desculpas pelos eventuais transtornos provocados pela obra, e pedem a compreensão da comunidade, além de atenção redobrada para evitar incidentes.
Neste período, pede-se atenção redobrada e paciência aos motoristas, uma vez que as obras demandam recorte do asfalto, escavações, instalação de tubulação e posterior fechamento das valas. Além da rede coletora de esgoto, o projeto prevê a instalação de Pontos de Visita (PVs) em todos os cruzamentos de vias, equipamentos instalados normalmente a mais de 3,6 metros de profundidade. Com isso, além dos trabalhadores há a presença de escavadeiras e tráfego de caminhões, que realizam serviços de apoio aos trabalhadores.
As escavações de vala na Estrada Dario Manoel Cardoso vêm se mantendo em profundidades elevadas (nesta terça-feira estavam próximas de 4 metros), o que limita a quantidade de tubos instalados por dia.
O projeto
Viabilizado a partir de uma ação conjunta da CASAN, Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Ingleses e Santinho demanda investimentos de R$ 84 milhões, valor financiado junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão mais de 60 km de rede instalada, cerca de 5 mil ligações domiciliares, além de estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para depurar 105 litros/segundo, em nível terciário, que beneficiarão uma população de mais de 40 mil moradores fixos e praticamente o triplo durante a temporada.
Mesmo após a instalação da rede e dos ramais, os esgotos residenciais ainda não podem ser conectados à rede, uma vez que ela ainda não está em operação. No momento adequado, quando todo o sistema estiver implantado e a ETE entrar em funcionamento, os moradores serão avisados pela CASAN de que as ligações poderão ser efetivadas.