A Secretaria do Continente da Prefeitura de Florianópolis recolheu mais de 50 toneladas de lixo acumuladas em apenas cinco meses em um terreno particular no bairro Monte Cristo. A operação contou com o trabalho dos funcionários da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), que foram acionados após a Prefeitura notificar por diversas vezes o proprietário do terreno, que mesmo sob pressão da fiscalização não realizou a limpeza. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Durante toda a manhã desta quarta-feira, 5, funcionários da Comcap, acompanhados do secretário do Continente João Batista Nunes, retiraram 50 toneladas de lixo da área. Se fossem retirar o material por completo – escavando o terreno – tirariam quase 100 toneladas. O local acumulava móveis velhos, colchões, animais mortos e vários outros tipos de entulhos.
Os terrenos baldios são de responsabilidade do proprietário, mas ele dificilmente é encontrado pelas equipes de fiscalização. Por isso, em parceria com a Secretaria do Continente, o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) está identificando os proprietários e buscando que a ordem de limpeza se cumpra.