O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou mais uma ação do Programa Penso, Logo Destino que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento dos catarinenses para o descarte correto de resíduos sólidos. Na quarta-feira, 24 de março, nos municípios de Angelina e Anitápolis, foram recolhidos 1.479 pneus.
Além de garantir a preservação ambiental, a iniciativa busca proteger a saúde de toda a população. Considerando o atual cenário epidemiológico em que Santa Catarina e o país se encontram, a correta destinação dos pneus inservíveis é importante para evitar a disseminação do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.
A ação do Instituto visa a retirada de pneus de locais abertos onde ocorre acúmulo de água e a destinação correta do material a fim de contribuir para a diminuição de pessoas infectadas, o que é fundamental, especialmente neste período de pandemia. A população pode contribuir com a iniciativa entregando pneus nos pontos específicos e verificando todo objeto ou local onde tenha água parada, foco de reprodução do mosquito.
Os pneus foram recolhidos pela Entidade Gestora RECICLANIP para destinação final ambientalmente correta. A ação teve a parceria da Secretaria Estadual de Saúde e das Prefeituras de Angelina e Anitápolis. Este foi o primeiro recolhimento em 2021, mas soma-se a outras coletas efetuadas no ano passado. Com isso foram encaminhados cerca de 4.200 pneus.
Programa Penso, Logo Destino
O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.
O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Reciclagem e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduos.