Solução desenvolvida na capital permitiu ao estabelecimento melhorar o atendimento, atrair mais clientes e reduzir os custos da operação
Como grande parte dos negócios do varejo, a cafeteria Uma Origem, de Florianópolis, sofreu com os impactos da pandemia. Depois de ver o número de clientes cair e precisar fechar o local por dois meses, os fundadores decidiram apostar na tecnologia para reinventar seu modelo de atendimento e driblar a crise. Como resultado, eles conseguiram não apenas superar os desafios do momento, como ainda modernizar a operação, reduzir custos e trazer novos clientes, aumentando o faturamento do café em 110%.
Após explorar as possibilidades que a inovação poderia trazer para o negócio, os fundadores optaram pelo sistema de comandas eletrônicas e frente de caixa móvel, que permite que toda a operação de venda seja realizada em um único equipamento, sem precisar de caixa físico. As soluções implantadas são da Eyemobile, empresa catarinense que desenvolve um sistema completo de tecnologia para vendas físicas e digitais.
A ideia da startup é otimizar e unificar jornadas de compra em negócios do varejo, levando uma modernização que facilita o dia a dia do gestor e melhora a experiência do usuário. “Com a solução, os pedidos, o pagamento e a emissão fiscal acontecem em um só dispositivo. Ao mesmo tempo, tudo o que é feito no equipamento mobile pode ser acompanhado em tempo real por um sistema de gestão”, explica João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile.
A adoção desse sistema automatizado auxilia no gerenciamento financeiro e fiscal do estabelecimento, considerando que todos os dados ficam facilmente acessíveis em relatórios. No caso do Uma Origem Café, que utilizava comandas de papel, a mudança foi fundamental para que os gestores passassem a ter mais controle sobre a situação do negócio. “Antes, como eram muitas comandas, acabávamos jogando fora ao final do dia sem saber como foram as vendas e a margem de lucro. Agora, entendemos qual café vende mais, qual não está vendendo tanto e assim por diante, o que ajuda na tomada de decisões mais embasadas e estratégicas ”, comenta Luis Gustavo Santana, sócio do café.
Economia com operação diária
Com a otimização que as operações de venda e gestão integradas trouxeram para o empreendimento, foi possível diminuir em 57% os custos com equipe. As atividades, por outro lado, se tornaram mais fáceis e ágeis, aumentando o fluxo de vendas. “O tempo entre tirar o pedido do cliente, levar à produção e fazer a cobrança era grande, o que acabava causando insatisfação em alguns clientes e correria para os funcionários. Com apoio da tecnologia, o atendente não precisa nem se deslocar para entregar o pedido aos baristas”, destaca Luis Gustavo.
A solução de vendas móvel também dispensa a utilização de equipamentos complexos, como computadores físicos, que requerem alto investimento e espaço disponível. O Uma Origem Café conseguiu reduzir 93% dos gastos em equipamentos, sem contar a economia de papel, que tornou o estabelecimento mais eco friendly. A cafeteria já priorizava produtores de pequena escala, com produção sustentável e familiar, sem uso de agrotóxicos.
“Esse era nosso objetivo, encontrar e implantar uma solução que refletisse no atendimento a qualidade e o diferencial do café servido”, reforça Luis Gustavo. Localizado no Mercado São Jorge, em Florianópolis, o Uma Origem Café nasceu em 2013 com a proposta de trazer um café preparado com grãos chamados “single origin” (“uma origem”, em português), com sabor e aroma específicos, escolhidos e negociados diretamente com produtores brasileiros.