spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Coluna semanal ‘Fique por dentro de Floripa’

VariedadesColuna semanal 'Fique por dentro de Floripa'
spot_img
spot_img

Compartilhe

Bar das Fábricas abre no bairro Santa Mônica   

A Cervejaria da Ilha, a mais tradicional cervejaria artesanal de Florianópolis, completa 20 anos de existência. E, para comemorar a data, irá inaugurar no dia 26 de julho, em parceria com a Cervejaria Weinmann, seu primeiro bar, o Bar das Fábricas, localizado na Madre Benvenuta, o coração gastronômico da cidade.

O chope será servido diretamente dos tanques, feitos sob medida e instalados no bar. O local é ambientado para que o cliente se sinta realmente dentro de uma fábrica de cerveja artesanal que terá, no total, 10 torneiras, cada uma delas com capacidade para 150 litros de chope. 

Quem desejar, ainda, poderá levar para casa uma amostra do que tem por lá, pois serão vendidas cervejas em garrafas e os conhecidos growlers, recipientes que conserva o chope em geladeira por até 3 dias.

“Resolvemos abrir uma pequena fábrica para que o público entenda mais sobre o processo de produção da nossa cerveja e para aqueles que gostam de um bom chope artesanal possam ter um espaço exclusivo para apreciar nosso produto”, explicou Reinoldo Steinhaus, fundador da cervejaria e o pioneiro no processo de produção na Ilha.

História

Quando Reinoldo Steinhaus, sócio proprietário da Cervejaria da Ilha iniciou sua empreitada no ramo cervejeiro, não imaginava que esse seria um mercado que viraria tendência e com crescimento anual de mais de 20%. Lá em 1999, quando a caminhada começou, o ex técnico em informática começou a mergulhar nesse mundo, estudando e adquirindo conhecimentos e experiências, entre erros e acertos, com o tempo, virou mestre cervejeiro, sendo pioneiro em cervejas artesanais na Grande Florianópolis, um dos fundadores da ACERVA Catarinense, a primeira associação de cervejeiros caseiros do Brasil, e responsável por difundir a cultura cervejeira o estado de Santa Catarina.

Apaixonado por cervejas, ele resolveu investir no negócio antes mesmo de saber como funcionava. A ideia da Cervejaria teve início em 1997, quando o empresário começou, em parceria com outras empresas, o projeto de tanques e equipamentos para produção, algo que na época não era comum de se encontrar no setor. Foi então que ele resolveu se aprofundar e estudar cada vez mais sobre o assunto, recebendo consultoria de mestres cervejeiros de grandes cervejarias do Brasil e da Europa, passou a modernizar a fábrica e, finalmente, começou a distribuir sua cerveja artesanal em todo o estado. 

Há 20 anos, na Grande Florianópolis, o Chopp Ilhéu era o único chope artesanal que existia e a Cervejaria da Ilha a única produtora de cervejas artesanais. 

A Cervejaria da Ilha foi a porta de entrada das demais cervejarias artesanais existentes na região e, hoje, é uma das integrantes da União Cervejeira, a Associação de Cervejarias Artesanais da Região Metropolitana de Florianópolis.

Serviço
O que: Inauguração do Bar das Fábricas
Quando: dia 26 de julho, a partir das 19h
Onde: Av. Madre Benvenuta, nº 1168, Ed. Aldo Kuerten. Santa Mônica, Florianópolis

 

 

 
Reis do Nada, talento da Ilha
 
O grupo de Floripa Reis do Nada, fundado pelos produtores Laurinho Linhares e Ph Collaço, existe desde 2015 e apresenta influências de diferentes gêneros musicais, como R&B, MPB, Hip Hop e Soul Music. As canções com uma pegada urbana e ritmo envolvente se destacam nas plataformas digitais e ganham cada vez mais força não só em Santa Catarina, como também em todo o Brasil. Na quinta-feira, dia 25, lançaram novo EP no Salt Meat, em Floripa.

Em apenas quatro anos, a banda já produziu os álbuns “Esquecidos Pelo Mundo” e “Ritmo & Blues”, sendo que o primeiro, lançado em 2016, contou com a participação de grandes nomes da cena musical contemporânea, entre eles Cacife Clandestino, Eltin e Santo.

Os títulos “Olha Que Bem Me Faz”, “Mais Uma Dose”, “Vida De Rei”, “High”, “Stella” e “Mulheres Peladas” são alguns dos sucessos da carreira dos meninos catarinenses. Aliás, os clipes das músicas já renderam milhões de views no canal do grupo no YouTube.

Em ascensão no País, Laurinho Linhares e Ph Collaço se preparam para apresentar oficialmente o terceiro projeto da banda, dessa vez em parceria com o músico Luccas Carlos, em evidência no R&B nacional.

“O projeto tem outras duas canções: ‘Mó Saudade’, que já está disponível em todas as plataformas e ‘Ela’, que será divulgada em agosto”, explica Ph Collaço.

 
E-music

O local traz um conceito totalmente modular, e pode receber os mais variados modelos de eventos e festas, oferecendo uma estrutura versátil e serviços de qualidade. Outra característica marcante é a proximidade do palco com a plateia, tornando o Indoor ideal pra ocasiões mais intimistas e exclusivas.

No espaço, já foram reproduzidas as ambientações de clubs renomados em diversos segmentos, como a Pacha, Ibiza Club, El Divino Club, X Music Hall e o Villa Mix, de Goiânia.

Para comemorar, o Grupo ALL estreará a label Episode, que será responsável por inaugurar essa nova fase do Indoor. Inspirada em series e filmes, a Episode traz a ideia de uma label que terá como tema o amor pela música, contado em episódios – Love for music, told in espisodes – criando referências de cenas e sons da natureza, como: espaço, floresta, fogo e água, entre outros elementos. A Episode é destinada para os amantes da música eletrônica e, principalmente, para aqueles que estão dispostos a viver novas experiências e aventuras.

No dia 24 de agosto, o Indoor apresenta o primeiro episódio da série, que tem a presença confirmada do DJ Gabe. Com estilo que varia entre deep house à 2-step, indie-dance e techno, o DJ também assina o selo Zero Eleven Music, apresentando novos artistas para o cenário da música eletrônica. Gabe volta a Floripa depois de quatro anos, e promete começar a Episode com o pé direito.

Criando música dançante através de grooves misteriosos, o DJ Albuquerque completa o line da noite.