spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 janeiro 2025

Colóquio Ibero Sul-Americano de História

EventosColóquio Ibero Sul-Americano de História
spot_img
spot_img

Compartilhe

Presidente da Academia Portuguesa é atração do segundo dia (8) do Colóquio Ibero Sul-Americano de História, que acontece em Florianópolis.

Promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, o I Colóquio Ibero Sul-Americano de História acontece até quarta-feira (9), no Tribunal de Contas do Estado. Sete países e 16 estados brasileiros participam do evento

A conferência de Manuela Mendonça abre os trabalhos do segundo dia do Colóquio Ibero Sul-Americano de História. A situação de Portugal à época do descobrimento do Brasil é o tema que será abordado pela presidente da Academia Portuguesa de História. Além dessa, outras duas conferências estão previstas. A paraguaia Olinda Massare Kostianovsky fala sobre as pretensões de Carlota Joaquina para restituir a dinastia dos Bourbons nas colônias americanos e o chileno Izidoro Vázquez de Acuña trata dos contatos navais entre a Península Ibérica e Novo Mundo.

A programação, que vai das 9h às 18h30, traz ainda outras seis comunicações que serão apresentadas por membros de institutos históricos do Brasil e do exterior. O Colóquio Ibero Sul-Americano de História segue até a próxima quarta-feira (9), com objetivo de promover intercâmbio cultural e científico entre instituições nacionais e internacionais, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis. O evento também comemora os 113 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), fundado em 7 de setembro de 1896.

Primeiro dia – Após as inscrições e credenciamento, no dia 7 de setembro, a abertura do evento ficou por conta do anfitrião, professor Carlos Humberto Correa, presidente do IHGSC. Em seguida, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wehling, proferiu a conferência “1808 – Grã-Bretanha, Portugal e a política platina”. Representantes das entidades da Bahia, Mato grosso do Sul, Amazonas e Uruguai apresentaram ainda uma série de comunicações. Fechando o dia, Eduardo Martine, da Academia Nacional de História da Argentina, apresentou a conferência “Podia legitimamente la reina portuguesa Carlota Joaquina ser regente de Espana y las Índias?”.

Serviço

O que: Colóquio Ibero Sul-Americano de História

Onde: Auditório do Tribunal de Contas do Estado

Quando: 7 a 9 de setembro

Inscrições: Sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Souza, das 12h às 17h ou durante o evento.

Mais informações: (48) 3222 5111