Depois do Natal, como nas temporadas anteriores, a coleta de resíduos sólidos da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) passa a ser diária nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. Nessas mesmas praias, a limpeza da orla será feita todas as noites. Para isso, a companhia reforça suas equipes com até 25 auxiliares operacionais, 75 garis e 16 motoristas em contratação temporária. As informações são da assessoria da PMF.
Nos balneários do Norte da Ilha, além de dobrar a frequência semanal, a coleta muda para o período da noite. Com exceção de Jurerê Tradicional, à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski (SC-402), onde será feita durante o dia.
Em janeiro, a produção média mensal da coleta de resíduos aumenta em até 30% em razão da sazonalidade do turismo. Ainda assim, a contratação de temporários tem sido reduzida pela Comcap ao longo dos anos, acompanhando a curva de renovação dos quadros operacionais efetivos.
Este ano, por exemplo, a contratação será de no máximo 135 pessoas, metade do contingente contratado no início desta década, por exemplo. A maior redução de seu do Departamento de Limpeza Pública para o qual recentemente foram contratados em caráter efetivo 21 empregados. Essa mudança garante que não apenas os serviços de orla, mas os de limpeza viária em toda a cidade sejam mantidos no Verão, época em que as roçagens precisam ser mais frequentes.
Feriado de Natal sem coleta
Não haverá coleta convencional nem seletiva no dia 25 de dezembro, sexta-feira, feriado de Natal. A partir do dia 26, começam os roteiros diários de coleta nos principais balneários. Nas demais áreas a frequência de coleta se mantem regular.
Dicas para o Verão
Respeitar dias e horários da coleta de resíduos sólidos.
Produzir menos lixo, reduzindo o consumo de embalagens e encaminhando os recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) para a coleta seletiva da Comcap.
Retornar da praia com as embalagens vazias para encaminhá-las à coleta seletiva.
Só deixar na lixeira da praia o que não puder separar melhor em casa. Nunca deixar lixo na areia.
Nunca jogar lixo no chão. Na orla, usar as lixeiras indicadas pela Comcap. Na rua, usar as papeleiras azuis da Comcap para microlixo como papeis de bala ou ponta de cigarro. Garrafas e outras embalagens levar de volta para casa e destinar à coleta seletiva.
Jamais atirar lixo pela janela do carro. Usar uma sacolinha retornável acoplada ao câmbio.
Estabelecimentos que comercializem bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis deverão acondicioná-las de maneira diferenciada e dar destino conforme a Lei 8657/2011 e Decreto 14.945.
Resíduos volumosos devem ser levados até os ecopontos da Comcap.
Participar da coleta seletiva da Comcap, separando papeis, vidros, plásticos e metais para a reciclagem. Os materiais recicláveis para a coleta seletiva devem estar limpos. Podem ser lavados junto com a louça para economizar água. Reduzir, sempre que possível, o volume desses materiais, desmontando as caixas de papelão e amassando as embalagens de plástico e metal.