Alunos vão colocar “a mão na massa” tornando-se protagonistas de seu conhecimento
Um sonho antigo acaba de tornar-se realidade. O Colégio Antônio Peixoto entregou neste início de ano letivo mais um ambiente cuidadosamente pensado e criado para o desenvolvimento de seus alunos e professores.
O CAP_MAKER chega como um espaço criativo, interdisciplinar e interativo de aprendizado. “Nossa escola já havia saído na frente implantando o Google for Education anos antes da pandemia, e agora, vamos entrar com força total neste lindo Movimento Maker que vem acontecendo nas melhores escolas do mundo e que proporciona aos alunos a oportunidade de criação, destaca a Diretora Pedagógica, Claudia Rosa.
De acordo com a Diretora, a Cultura Maker tem como objetivo mostrar que o aluno é capaz de criar e construir conhecimento e não apenas consumir algo já pronto. “Isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento”, explica Rosa.
Colocando a mão na massa
A aluna Ana Maria Costa está ansiosa para colocar sua criatividade em prática. “Acho muito promissora a ideia de incentivar os alunos a colocarem a mão na massa e ensinar, na prática, como fazer projetos. O CAP_Maker será fruto de muito aprendizado!”, diz a estudante do 1º ano do Novo Ensino Médio.
Jonathan Wesley Schiestl, de 15 anos, ficou muito animado ao entrar no CAP_Maker pela primeira vez. “Vamos aprender muito sobre montagem. Eu já me imagino nas aulas legais e dinâmicas sobre robótica”, revela o aluno do Ensino Médio.
Para que os alunos explorem e desenvolvam as suas capacidades criativas, o CAP_Maker conta com impressora 3D, máquina de corte a laser, plotter de recorte, projetor, notebooks, além de ferramentas para mecânica, carpintaria, elétrica, eletrônica, informática, telecomunicações, robótica, programação, entre outros.
“Corrente, tensão, energia, potência, resistência e circuitos são temas que, muitas vezes, podem ser o terror das aulas de ciências ou física. No CAP_Maker o aluno poderá transformar a teoria em conhecimento prático, como criar uma luminária, por exemplo, descobrindo os motivos que fazem uma luz não acender e buscar alternativas para resolver o problema.”, explica o Professor Maker, Luiz Adriano.
De acordo com o professor, no primeiro bimestre as atividades terão como objetivo apresentar o universo Maker, seus pilares e como isso impacta no desenvolvimento humano. “As aulas serão colaborativas visando sustentabilidade, criatividade e escalabilidade, através de vários aspectos, de necessidade, usabilidade, consumo, gastos, receita, para enfim desenvolvermos os projetos”, detalha Luiz Adriano.
A turma do 1º ano do Novo Ensino Médio é pioneira na utilização da sala, que em breve será estendida para outras faixas etárias e até mesmo entrará na grade do integral e extracurricular.
Colégio Antônio Peixoto é cinquentenário
Localizado no Bairro Balneário, região continental de Florianópolis, o Colégio Antônio Peixoto completou, no último mês de outubro, 50 anos de atuação. Considerado o colégio de ensino não religioso mais antigo de Santa Catarina, o CAP tem como missão oferecer um trabalho de excelência, servindo de plataforma e alicerce para a vida e a carreira de crianças e jovens que são o futuro do país.
É uma escola que compartilha com as famílias a responsabilidade nos desafios que exigem qualidade de formação ética e moral, de disciplina, de cultura e discernimento na construção de projetos de vida.