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Florianópolis, 24 novembro 2024
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Clima muda preferência de compra no mercado varejista

MarketingClima muda preferência de compra no mercado varejista
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Queda da temperatura influencia consumo de produtos como aquecedores, alimentos e serviços.

A relação do homem com a natureza se reflete nos hábitos. A variação da temperatura muda o metabolismo do corpo e as suas necessidades. Para se manter aquecido, o consumidor tende a comprar produtos térmicos e escolher ambientes fechados. Também a ingerir alimentos mais calóricos, armazenando gordura e energia.

Com o frio dessa época do ano, muitos evitam encarar ambientes externos. Priorizam programas como cinema, refeições e jogos entre amigos, ou simplesmente ficam no conforto de casa. Para isso, optam por bebidas como vinho e destilados, e alimentos como sopas e massas. Além de aquecedores, roupas quentes e serviços de tele-entrega.

O impacto de estações climáticas bem definidas, como o inverno desse ano, é claro aos gestores do comércio varejista. Para Rachid Thomé, sócio-proprietário do Botequim Floripa, a escolha de bebidas muda consideravelmente nos dias frios desta época do ano. “No nosso caso, muitos clientes preferem vinho ou bebidas destiladas ao chopp. Temos um aumento de 40% no consumo do vinho”, comenta. O consumo de pratos quentes como sopas e caldos também cresce, segundo Rachid.

Pensando na oportunidade de relaxar e descansar junto à família, consumidores optam por bens que complementam o conforto de casa. “A venda de ar condicionado quente e principalmente de aquecedores sempre cresce neste período. Neste ano o crescimento de aquecedores é significativo em função das baixas temperaturas e pelo fato das pessoas estarem se protegendo da gripe. Aumenta também a venda de televisores e aparelhos de som, para um bom filme proporcionando divertimento.”, avalia Adilson J. Toll, Gerente de Marketing das lojas Koerich.

Por concentrarem lojas de estilos e ramos diferentes em local coberto, os shoppings muitas vezes são a preferência. Oferecem ainda opções de alimentação, que também variam de acordo com o clima. Livros e DVD´s estão entre produtos que tem mais procura no inverno, como destaca o Supervisor de Varejo das Livrarias Catarinense, Juarez Vidal. “Produtos que tem aumento de vendas são Livros e DVD´s. Acredito também que muitos clientes preferem os shoppings às ruas nesse período.”, confirma.

Na escolha de alimentos e opção por serviços de tele-entrega o reflexo de dias frios e chuvosos se destaca. Nos serviços de Delivery, há aumento de cerca de 15% na procura em comparação a períodos de temperaturas mais elevadas, quando a demanda é maior em empresas e prédios comerciais. Para Guilherme Araújo, Consultor de Mercado do McDonald´s em Florianópolis, a solicitação de refeições para “viagem” também cresce, absorvendo a queda de até 50%, aproximadamente, na freqüência de clientes nos restaurantes. Ele destaca ainda, particularidades da procura por alimentos. “Os produtos de Café da Manhã tem uma melhor saída neste período de frio. Durante os horários de almoço e jantar cresce o consumo de tortas de banana e maçã. Neste inverno tivemos ainda a opção de torta de Goiabada com Catupiry, que aqueceu as vendas.”.

Para Adílson. Toll, “O cliente que procura produtos nesta época é aquele que busca comodidade, ou seja, manter sua casa mais confortável, mais aquecida. Neste período as pessoas estão ficando mais em casa.”