spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 janeiro 2025

Circuito Oceânico reunirá alguns dos melhores velejadores do país em Florianópolis

EsportesCircuito Oceânico reunirá alguns dos melhores velejadores do país em Florianópolis
spot_img

Música no Pátio oferece fim de semana com apresentações musicais ao vivo

Evento semanal no Pátio Milano une gêneros musicais variados...

WOA renova patrocínio com Avaí para a 17ª temporada consecutiva

A WOA, uma das mais reconhecidas empresas do mercado...

Fanfarra da Ponte intensifica mobilização para o Carnaval 2025

Últimos dias para apoiar campanha de financiamento coletivo A Fanfarra...
spot_img

Compartilhe

Após a realização do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, Jurerê volta mais uma vez ao centro das atenções da vela nacional. Os pequenos barcos monotipos dão vez aos veleiros de oceano para a realização do 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, que começa nesta quarta-feira,  27,  e vai até sábado, 30, com alguns dos melhores velejadores do país em Florianópolis. A competição será realizada na raia de Jurerê, no Norte da Ilha. 

 Nesta temporada, a competição passa a ter uma importância ainda maior. O motivo são as disputas do Campeonato Brasileiro de ORC e RGS, duas das classes mais competitivas e numerosas do país. Além disso, o evento contará com embarcações das classes IRC, C30 e HPE-25 em quatro dias de competição.

 O formato do 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina é composto por seis regatas, sendo uma delas longa e cinco barla-sota, que poderá ser substituída por uma média. Todas as disputas têm início às 12h, exceto no dia de regata de percurso longo, que tem sinalização de partida uma hora antes, às 11h.

 Atuais campeões do Circuito Oceânico, o Zeus Team (C30) e Flash Best Fellow (campeão na RGS em 2015) são os dois catarinenses confirmados na competição e que defendem os títulos. Comandado por Inácio Vandressen, o veloz C30 catarinense terá pela frente muitos concorrentes de peso em uma das classes que promete mais emoção ao longo dos quatro dias.

 Já o Flash Best Fellow, do comandante Leonardo Deboni, deixou a RGS para competir na ORC esse ano. A missão da equipe catarinense, assim como dos demais concorrentes, não será nada fácil, uma vez que o atual bicampeão da classe, o carioca Ângela Star, confirmou presença em busca do tricampeonato.

 André “Bochecha” Fonseca confirma participação no evento:

 Outra novidade na competição é a mudança do Itajaí Sailing Team, vice-campeão da ORC em 2015. A equipe participa neste ano na classe IRC e tem como grande reforço para a temporada o experiente velejador André Fonseca, o “Bochecha”. Com três campanhas na Volvo Ocean Race – 2005-2006 no Brasil, 2008-2009, no holandês Delta Lloyd e 2014-2015 da Volvo no espanhol MAPFRE, e campanhas olímpicas, Bochecha chega para ajudar a equipe de Itajaí na busca pelo inédito título.

 O 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina conta com o apoio da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano – da FEISC – Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina – CBVela – Confederação Brasileira de Vela – Fields e D´Vie Joalheria. O evento é organizado pelo Iate Clube de Santa Catarina.