Criado em 2017, o CINEMOU terá sua segunda edição na próxima quinta-feira, 21/11, e conta com a exibição de dez curta-metragens universitários de todo o Brasil. O evento é gratuito e aberto para a comunidade em geral, e conta também com food trucks, espaço para exposição de artes e a Mostra do Minuto, que acontecerá antes da Mostra Competitiva e vai exibir produções audiovisuais universitárias de até um minuto realizadas em Santa Catarina.
O CINEMOU teve seu início em setembro de 2017 com a turma de segunda fase do curso de Cinema e Audiovisual da Unisul na Unidade de Aprendizagem de Gerenciamento de Produção. Com auxílio de Marilha Naccari, professora do curso e diretora de programação do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul) a turma aprendeu na prática como produzir um evento, integrando a universidade em espaço aberto. Na primeira edição foi realizada uma mostra temática de retrospectiva do curso de Cinema com a apresentação de curta-metragens de Trabalhos de Conclusão de Curso de alunos já graduados, entre os anos de 2006 e 2013.
Em iniciativa do Centro Acadêmico de Cinema e Audiovisual da Unisul (CAC), fundado esse ano, o evento teve seu revival em 2019, com inscrições abertas para curta-metragens universitários brasileiros com a temática Memória. Com mais de 120 inscrições para a Mostra Competitiva, a curadoria, formada por estudantes do curso, selecionou dez filmes:
"Vídeo 80" – Luísa Guarnieri (FAAP)
"Reflexo" – Felipe Rocha (UFRN)
"Juventus FC" – Alexandre Manoel (UNISUL)
"Bicha-bomba" – Renan de Cillo (UNESPAR)
"SOLO.VISÕES" – Ricardo R. Nunes (UFRN)
"Até 10" – Gabriel Ribeiro Coêlho (UFPE)
"Metanoia" – Rayane Taguti, Giovana Bianconi, Rafaela Panchorra e Tiago Felipe (UNESPAR)
"Minhas Mães" – Gustavo Guilherme da Conceição (UFES)
"Ana Cecília e Dona Sônia tentam fazer um jantar" – Elisa Lino e Giovanni Saluotto (UNICAMP)
"O fantasma de Glauber Rocha" – L. H. Girarde (UESB)
Todos os filmes da Mostra Competitiva terão acessibilidade de legendas LSE.
O evento tem início às 18h, é gratuito, e acontecerá ao ar livre, na área externa da praça de alimentação do campus Pedra Branca.