Projeto é do Museu Victor Meirelles, de Florianópolis
Um romance entre duas adolescentes, alunas do mesmo colégio, que descobrem a si mesmas, seus amores e suas escolhas, numa cidade que parece nada vai acontecer. A cidade é Amal, no interior da Suécia, e a sinopse é do Amigas de Colégio, filme programado para esta quinta-feira, dia 13 de agosto, dentro do projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles.
A mediadora convidada é Ramayana Lira, professora dos cursos de Cinema e Realização Audiovisual, Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade – e Letras da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos temas teoria do cinema, violência, cinema experimental e teorias da Comunicação.
Produzido em 1998, Amigas de Colégio, do diretor sueco Lukas Moodysson, tem na sua estética algo que lembra o movimento Dogma, de 1995, pelo menos nas imagens iniciais. Mas logo em seguida nos mostra algumas características únicas e felizes deste romance. Primeiro, a temática homossexual. Depois a forma como este enredo é levado ao espectador: de maneira simples e tocante, desprovido de moralismo, sem julgamentos comportamentais e sem as conhecidas mensagens piegas de como fazer deste um mundo melhor.
A sessão de Amigas de Colégio começa às 18h30min, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles e logo após a exibição do filme a mediadora dirige uma conversa com a platéia. A entrada é gratuita.
Serviço:
Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
Amigas de Colégio – Suécia, 1998
Direção de Lukas Moodysson
Mediação: Ramayana Lira
13 de agosto às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis
Tel. 48 3222-0692
Entrada Gratuita