O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, recebe nesta semana (veja as datas e horários no fim da matéria) as produções vencedoras da segunda edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc, que finaliza a sua segunda edição com uma mostra de filmes que investigam a tão desejada e dificilmente conquistada qualidade de vida.
Serão exibidos de quinta-feira a domingo (31 de março a 3 de abril), sempre às 20h, quatro dos 30 filmes vencedores desta edição do Festival, que recebeu ao todo 900 inscrições de 38 países. A entrada é gratuita.
Cerimônia de Premiação Planeta.doc
Cerimônia de premiação do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc
SESSÃO: dia 31 de março (quinta-feira), às 19h30.
Festival Planeta.doc: O Menino e o Mundo
Direção: Alê Abreu
Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir uma sociedade marcada pela pobreza e exploração.
SESSÃO: dia 31 de março (quinta-feira), às 20h.
Festival Planeta.doc: Planetário
(De Guy Red, Grã Bretanha, 85min)
Sinopse: Estamos no meio de uma crise global de perspectiva, pois esquecemos a verdade de que tudo está conectado. Planetário é uma chamada para despertarmos, provocante e de tirar o fôlego, uma jornada cinematográfica transcontinental, que explora nossas origens cósmicas e nosso futuro como espécie. É um lembrete poético de que é hora de mudar a nossa perspectiva. Hora de lembrar que somos planetários.
SESSÃO: dia 1º de abril (sexta-feira), às 20h.
Festival Planeta.doc: Naquela Época e Hoje
(De Luiz Adelmo, Brasil, 80min)
Sinopse: O filme explora magistralmente a mudança na qualidade de vida dos brasileiros nas últimas décadas. Temas como saúde, trabalho, locomoção entre outros, são tratados de forma didática na voz de especialistas e brasileiros. Uma comparação com o passado próximo que pode nos levar à reflexão sobre a forma de viver atualmente nas cidades.
SESSÃO: dia 2 de abril (sábado), às 20h.
Festival Planeta.doc: Todo do tempo do Mundo
(De Suzane Crocker, Canadá, 87min)
Sinopse: Uma família com três filhos deixa o conforto do seu lar para viver durante nove meses no interior quase deserto do Norte do Canadá. Sem acesso rodoviário, sem eletricidade, sem água corrente, sem internet e sem um único relógio. De forma poética, percorremos a intimidade de uma família que descobre profundidade e intimidade ao modificar sua forma de utilizar o tempo.
SESSÃO: dia 3 de abril (domingo), às 20h.