O Cine Pitangueira exibe nesta terça-feira, 23, o filme Fogo Morto, do diretor catarinense Marcos Farias. A sessão começa às 20h, na Casa das Maquinas (Bento Silvério, Lagoa da Conceição). A entrada é gratuita.
Realizado em 1976, baseado no romance de José Lins do Rego, e com a colaboração de Salim Miguel e Eglê Malheiros no roteiro, o filme se desenvolve num ambiente carregado de violência, marcado pela guerra entre a volante policial e os cangaceiros liderados pelo legendário Antônio Silvino. O cenário é o Estado da Paraíba, em 1910. Alguns flash backs induzem aos anos de 1886 e 1888, nas regiões dos engenhos. Entre os atores, estão Jofre Soares, Othon Bastos, Ângela Leal, Fernando Peixoto e Rafael de Carvalho.
O Diretor
Nascido em Campos Novos, Marcos chegou aos 16 anos em Florianópolis e, entre os anos 1948 e 1957, participou do movimento cultural Grupo Sul, publicando contos e críticas na “Revista Sul”. Marcos Farias foi também um dos precursores do Cinema Novo e um dos idealizadores da Cooperativa Brasileira de Cinema.