spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

CINE Lanterna Mágica no Ribeirão da Ilha faz evento multicultural com filmes premiados no sábado (17)

VariedadesCINE Lanterna Mágica no Ribeirão da Ilha faz evento multicultural com filmes...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Depois do sucesso da edição passada a aposta da vez estão nos filmes catarinenses com temáticas LGBTQIAP+, e uma programação recheada de atrações locais para toda comunidade

O CINE Lanterna Mágica promove neste sábado (17 de setembro de 2022)  um evento multicultural no Ribeirão da Ilha (Florianópolis-SC), com programações durante toda a tarde e noite, de forma gratuita e aberta a toda comunidade. 

Além do astral do mar, o grande destaque são sempre os filmes do evento. Desta vez os convidados são três curtas metragens catarinenses que têm arrebanhado prêmios em todo país e no mundo. Pedal (2021/22 min/Dir. Letícia Marques), O amigo do meu Tio (2021/8 min/ Dir. Renato Turnes sobre as memórias de Vicente Concilio, La Vaca e Vinil Filmes) e Selma Depois da Chuva (2019/12 min/ Dir. Loli Menezes, Vinil Filmes, com Selma Light) serão exibidos gratuitamente no evento, que ocorrerá no Escritório na Praia Bar (Rod. Baldicero Filomeno, 7873). Todos os filmes registram e constroem narrativas da comunidade LGBTQIAP+. Os curtas têm classificações etárias variadas, e por isso as exibições terão classificação indicativa de 14 anos. As outras atrações que ocorrerão ao longo da tarde serão livres.

Depois da sessão, uma roda é aberta com toda comunidade para dialogar sobre os filmes. Como de costume, o papo rola solto com pessoas realizadoras dos filmes sempre com alguma pessoa mediando. A convidada da vez é Carla Ayres, primeira vereadora lésbica de Florianópolis, que traz toda experiência com a Associação Acontece – Arte e Política LGBTI+ e as lutas culturais pela diversidade.

Mas se engana quem pensa que a programação para por aí! Pois outro grande destaque é o movimento que o evento tem organizado no bairro com parcerias de diferentes setores. Nesta edição do CINE Lanterna Mágica, a programação prévia começará a partir das 14 horas e contará com Brechó Solidário; Esquete da peça “O Vitral” – Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha; feira de artigos artesanais e autocuidado naturais; instrumentos musicais artesanais; bottons; e apresentações do Ballet do Ribeirão, Trio Xabú e banda La Lestada. Esta é a quinta sessão do cineclube, das dez previstas até o final do ano no Ribeirão da Ilha. As exibições dos filmes começam às 19 horas, seguidas de bate-papo. 

“Os encontros do CINE Lanterna Mágica têm provocado uma mudança incrível tanto no bairro quanto arredores. A comunidade tem comparecido em peso durante todo o dia de programação. É a economia criativa e solidária do Ribeirão da Ilha encontrando novos caminhos para se fortalecer e expandir”, conta a organizadora Fernanda Ozório. Uma das parcerias é o Brechó Solidário, onde toda a renda é revertida para a Cozinha Comunitária do Ribeirão da Ilha, projeto criado na pandemia e que distribui 3,2 mil refeições por mês à população de baixa renda. Durante o evento, a Cozinha Solidária aceitará doações espontâneas de alimentos não perecíveis.

“A arte é sempre um convite para olharmos para nossa sociedade por diferentes ângulos. E a partir disso refletir sobre suas potencialidades e também sobre seus desafios. Nesta edição nossa escolha foi trazer produções catarinenses de ótima qualidade com foco em temáticas LGBTQIAP+.” destacam as curadoras do mostra. 

O cineclube é idealizado pelo Coletivo Lanterna Mágica, que reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. O nome Lanterna Mágica remete à primeira sessão de projeção de imagens em movimento na, então, Desterro de 1785, quando foi o único povoado do Brasil a receber uma projeção por meio da “lanterna mágica”, um equipamento trazido pelo navegador La Pérouse. O nome remete também às lanternas utilizadas para cultivar ostras, cenário típico do Ribeirão da Ilha. Em fevereiro o coletivo realizou um festival de cinema, e de lá para cá vem realizando sessões de cinema mensais em diferentes espaços e escolas do bairro.

O CINE Lanterna Mágica é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. 

PROGRAMAÇÃO DO CINE LANTERNA MÁGICA, 17 DE SETEMBRO DE 2022

14h às 19h – Brechó Solidário e Feira de artigos Artesanais

16h – Ballet do Ribeirão

17h – Trio Xabú

18h – Esquete da peça “O Vitral” – Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha

19h – Sessão CINE Lanterna Mágica

20h30h – Bate papo com pessoas realizadoras dos filmes

21h30 – Banda La Lestada

Feirinha – 14h às 19h:

Brechó Solidário

Mestre Vadinho

Lantana Camará

Sheron Anne Radiestesista

Luana Silva Cocri.art 

Crochê da Jôo

SINOPSES DOS CURTAS:

Pedal (2021/22 min/Dir. Letícia Marques)

PEDAL é um curta-metragem onde o amor por pedalar é o que une sete mulheres ao dar a volta à ilha em Floripa.

O amigo do meu Tio (2021/8 min/Dir. Renato Turnes, sobre as memórias de Vicente Concilio, La Vaca e Vinil Filmes)

Vicente encontra as fitas VHS filmadas por seu pai e relembra o primeiro amor da infância.

Selma Depois da Chuva (2019/12 min/Dir. Loli Menezes, Vinil Filmes, com Selma Light)

Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Um dia ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe idosa, que sofre de Alzheimer e precisa de tratamento. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.

MÚSICA

O Trio Xabú composto por Artur Hugo (@arturhugo.darosa), Guilherme Espindola (@guiespindolamusica) e Leonardo Almeida (@leonardoalmeida0001) trazem o jazz e o instrumental brasileiro.

A banda La Lestada (@la_lestada) traz músicas originais que vão de política a amores platônicos, misturando estilos como brega, lambada, forró e nova MPB. Formada por Yalis (@yalis____), Natte Malunga (@natte.malunga), Beto Richetti (@maisumroberto) e Jules (@julianopfz), a banda planeja a gravação de seu primeiro EP ainda para esse ano.

SERVIÇO

CINE Lanterna Mágica – exibição dos curtas “Pedal”, “O amigo do meu Tio” e “Selma Depois da Chuva” e programação multicultural no Ribeirão da Ilha

Quando: 17 de setembro (14h: brechó, feira e atividades culturais; 19h: curtas) 

Onde: Escritório na Praia Bar (Rod. Baldicero Filomeno, 7873).

Quanto: Gratuito 

Classificação: 14 anos (filmes)

+ infos no www.instagram.com/coletivolanternamagica/