O Cineclube Ieda Beck retoma suas atividades, nesta quarta-feira,12,na sede da Cinemateca Catarinense, na Travessa Ratclif, no Centro da Capital, com a exibição do filme Luiz Henrique – No Balanço do Mar, última realização da diretora e produtora Ieda Beck, que dá nome ao cineclube. A sessão ocorre às 20h.Para o mês de junho estão programados mais dois filmes, sempre as quartas-feiras. A exibição é gratuita.
O documentário em cartaz narra a trajetória do violonista, cantor, arranjador e compositor catarinense Luiz Henrique Rosa em Florianópolis, Rio de Janeiro e Nova York. O filme traça um perfil amplo do músico, com imagens de arquivo e entrevistas no Brasil e exterior. O artista teve participação ativa no Movimento da Bossa Nova e na difusão do ritmo brasileiro com parcerias brasileiras e internacionais. Luiz Henrique morreu prematuramente aos 47 anos num acidente de automóvel, em Florianópolis, em 1985.
Criado em 2009 e voltado para a produção de cinema realizada em Santa Catarina, a direção do cineclube programou ainda para este mês os documentários Sistema de Animação, de Guilherme Ledoux e Alan Langdon, sobre o músico Lourival José Galliani, o “Toucinho Batera”, no dia 19, e Seo Chico, Um Retrato, de Jose Rafael Mamigonian, sobre Francisco Thomaz dos Santos, personagem da história dos engenhos e alambiques da Ilha de Santa Catarina, para o dia 26.
O Cineclube Ieda Beck é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema (Funcine), Prefeitura Municipal de Florianópolis com apoio da Travessa Cultural do Instituto Arco-Iris e da Fundação Franklin Cascaes.