O Cine Ieda Beck exibe nesta quarta-feira,7, cinco filmes do Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses. O evento é gratuito e começa às 20h.
O Catavídeo foi criado em 1999 com o objetivo de estabelecer um canal livre entre os realizadores e o público, no estado de Santa Catarina. Evento consolidado no calendário de mostras e festivais, é realizado pela Associação Cultural Alquimídia e pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine).
Os filmes selecionados para a sessão no Cine Ieda Beck são os preferidos do público e são as webséries Crises Inúteis – episódio 5 e Republica.doc – episódio 5, de Phil Rocha, o documentário Um manezinho de apelido Zininho, de Cláudia Alvim Barbosa, e os curtas Último ensejo, de Ramon Santos, e O dia, de Matheus Moreira Moraes e Willian Ferreira Martins.
Na websérie Crises Inúteis, os jovens Fabiana e Vinícius dão continuidade ao plano de tentar manter Roberta e Pedro juntos, mas as pessoas que eles usam para tramar suas ideias são exatamente seu maior empecilho. Em Republica.doc, logo depois do último dia de aula, jovens que moram na mesma casa resolvem fazer uma festinha para comemorar, porém as coisas não parecem estar tão animadas.
Um manezinho de apelido Zininho narra a vida do músico, arquivista e poeta Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), autor de Rancho de Amor à Ilha, hino oficial de Florianópolis. Através de depoimentos de familiares, artistas e amigos é possível conhecer a passagem do artista pelas rádios Diário da manhã e Guarujá e pelo setor de som da Câmara Municipal de Florianópolis, que rendeu a Zininho um rico acervo de áudio sobre a história política e cultural da cidade.
Em Último ensejo, o fantasioso universo infantil se desfaz com o tempo, com problemas cada vez maiores e mais aterradores do que os terríveis dragões do passado. Em O dia, a galera nativa da localidade Colinas mostra como se desce o morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, ao nascer do sol.
O cineclube Ieda Beck funciona no casarão do Instituto Arco Íris/Cinemateca Catarinense, no Centro de Florianópolis. Criado em 2009 e voltado para a produção de cinema realizada em Santa Catarina, o Cine Ieda Beck é realizado pela Cinemateca Catarinense e pela Travessa Cultural, com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Prefeitura Municipal de Florianópolis.