A ficção ”Astheros”, de Ronaldo dos Anjos, e o documentário ”É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba”, de Gláucia Grigolo e Renato Turnes, são os filmes em cartaz nesta quarta-feira, 28, às 20h, no Cineclube Ieda Beck. Em comum nos filmes, o circo como um personagem presente nas duas narrativas.A entrada é gratuita e a sala fica na Cinemateca Catarinense, na Travessa Ratclif, no Centro da Capital.
Astheros é ambientado em um circo recém-chegado à uma aldeia remota. Na estreia, ninguém na plateia. Mesmo assim o personagem Astheros entra em cena e apresenta a sua peça. Alguns, do outro lado da lona, ouvem o texto arrebatador e espalham o seu conteúdo pela aldeia. Agora todos querem ouvir o, já considerado, mestre. Mas Astheros se aproveita do desejo do povo para impor os seus desejos. Haverá outro espetáculo?
É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba conta a história de uma das mais tradicionais companhias de circo-teatro do Brasil, narrada por seus protagonistas. Fundada por Geraldo Passos – o palhaço Biriba – em 1970, o Teatro Biriba continua até hoje com seu trabalho de levar alegria e emoção para as cidades do sul do país onde montam sua estrutura nômade e apresentam comédias, dramas e shows.
O cineclube Ieda Beck funciona no casarão do Instituto Arco Íris/Cinemateca Catarinense, no Centro de Florianópolis. Criado em 2009 e voltado para a produção de cinema realizada em Santa Catarina, o Cine Ieda Beck é realizado pela Cinemateca Catarinense e pela Travessa Cultural, com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Prefeitura Municipal de Florianópolis.