O documentário Antes que anoiteça, de Julian Schnabel, é o filme em cartaz nesta segunda-feira, 17, às 12h30, no CineD. A sala funciona na Associação de Direitos Humanos (ADEH) com ênfase na sexualidade, na Rua Trajano, 168, 3° andar, Centro, Florianópolis. A exibição é gratuita.
Por meio de sua escrita, Arenas se opôs ao regime. Provocador na sua forma de escrever, rapidamente transformou-se num alvo a ser abatido pelo governo de Fidel Castro. O filme aborda desde a sua passagem pela prisão, a censura dos seus escritos, até sua fuga de Cuba. No papel principal, Javier Bardem, que levou o troféu de Melhor Ator no Festival de Veneza. Antes que anoiteça tem ainda a participação dos atores Sean Penn e Jonnhy Depp.
O ciclo de junho do CineD, com filmes voltados para as lutas do movimento LGBT, foi organizado porque em 28 de junho, no mundo inteiro, tradicionalmente celebra-se o Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O CineD é uma iniciativa da ADEH, com sessões nas segundas-feiras e com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.