spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Ciclistas fazem protesto na noite de hoje em Florianópolis pela morte de professor do IFSC

SegurançaCiclistas fazem protesto na noite de hoje em Florianópolis pela morte de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Ciclistas de toda Florianópolis vão se reunir na noite desta terça-feira, 13, para um protesto pela morte de Gabriel Serôa da Mota, professor de Química no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).  Ele foi atropelado no último dia 5, quando pedalava na Via Expressa Sul.

O protesto já conta com mais de 600 confirmações de presença no Facebook. Clique aqui para conhecer a página do evento e saber mais detalhes.

Abaixo a programação e a mensagem disponibilizadas pelos organizadores do evento nas redes sociais. Eles lembram que haverá gente panfletando no bairro Pantanal a partir das 17h:

"[19h]

Saída do bonde da Trindade (Pista de Skate) em direção ao IFSC;

– Concentração a partir das 18h. Saída às 19h, pontualmente.

[20h]

Saída do IFSC (Ponto de encontro principal) em direção ao Pantanal, para fazer o trajeto que ele fazia diariamente.

– Concentração a partir das 19h. Saída às 20h, pontualmente.

[20h30]

Instalação da Ghost Bike no local do acidente.

>>> Haverá gente panfletando no Pantanal a partir das 17h, qualquer ajuda é bem-vinda! <<<<

O prazer que mora numa bicicleta vem da rara possibilidade de enxergar as coisas de verdade. As árvores, as ruas, os prédios, as pessoas. Suas cores, seus cheiros, o jeito como se movem, o jeito como respiram. Pedalar uma bicicleta é lembrar que temos pernas, braços, pulmões.

O governo e muitos motoristas violentam a existência dos ciclistas, mas não vamos nos intimidar pela falta de ciclovias e por buzinas.

Nessa segunda-feira, dia 05 de outubro, mais um ciclista perdeu a vida nas ruas da cidade – essas ruas de cidades planejadas para os carros e jamais para as pessoas. Gabriel Serôa da Mota era professor de Química no IFSC de Florianópolis e grande apaixonado pela bicicleta. Tocava violão e era fanático pelo Avaí. Uma pessoa querida e amada por sua família, seus alunos e alunas, seus amigos e amigas. Sua família o esperava em casa, mas ele não vai voltar.

Mais uma vítima de um sistema desumano, egoísta e cheio de pressa. Desta vez não penduraremos uma bicicleta branca em silêncio, mas gritaremos até sermos ouvidos.

CHEGA DE MORTES! GHOST BIKE NUNCA MAIS!!!

Tragam seus cartazes, panfletos, suas vozes e intervenções!

Pedalada até o local do acidente, manifestação, distribuição de panfletos e instalação da Ghost Bike."