O grupo Procurando Riso Cia Teatral foi um dos selecionados do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. O grupo foi formado a partir do projeto Shakespeare no Rio Vermelho, desenvolvido há seis anos pela professora Nara Micaela Wedekin, na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes. Durante o projeto, os alunos montaram e apresentaram várias comédias do dramaturgo inglês, entre elas, A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão e Noite de Reis. Participam alunos da 8ª série, além de estudantes de oficinas de teatro realizadas na escola.
Com o término do ano letivo e, consequentemente, das aulas de artes cênicas, os alunos se mobilizaram para que o trabalho continuasse. Foi assim que, no ano passado, foi fundada a Procurando Riso Cia Teatral. Em 2008, o grupo fez uma temporada de espetáculos no Teatro da UFSC com a peça Confusões entre o Céu e a Terra. A encenação, dirigido por Juliano Thomaz e Nara Wedekin, é uma divertida aventura que se passa em um nordeste brasileiro imaginário.
A peça volta a ser encenada este ano. As apresentações estão previstas para acontecer em dez escolas da Capital que fazem parte do projeto Escola Aberta para a Cidadania. O grupo tem a participação de 14 atores, dois cenotécnicos e dois diretores.
Incentivo a Cultura
O Edital Elisabete Anderle é um programa de seleção pública de projetos culturais da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e Conselho Estadual de Cultura, destinado a estimular a produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural de trabalhos artísticos, com ou sem fins lucrativos.
Serão destinados mais de 6 milhões de reais para apoiar iniciativas culturais e artísticas no estado de Santa Catarina, abrangendo as seguintes áreas: arte popular, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro.