Em coletiva com a imprensa na tarde desta quinta-feira, 8, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, alertou para tempestades severas que estão previstas para os próximos quatro dias começando nesta quinta e permanecendo até domingo, 11. São esperados 150 milímetros em média em todo o Estado.
Em Florianópolis, a Comissão Permanente de Gestão de Risco e Apoio a Desastres está mobilizada e recebeu autorização do prefeito Cesar Souza Jr. para colocar todos os funcionários de prontidão.
Em reunião, foi definido o esquema de plantão, que começou nesta quinta e só termina na segunda. De acordo com o chefe do setor técnico da Defesa Civil municipal, Luiz Eduardo Machado, estarão de prontidão as secretarias de Assistência Social, Habitação e Obras, além da Guarda Municipal e de todo o efetivo da Defesa.
Ao todo, serão cerca de 70 pessoas mobilizadas para atender aos mais diversos tipos de ocorrências.
Florianópolis possui 42 áreas de risco, e todos os pontos prováveis de ocorrências estão mapeados pela Secretaria de Habitação, o que ajuda as equipes em campo.
População em perigo deve ligar para o 199
Diante da previsão e do trabalho que será realizado, a população só precisa lembrar de uma coisa: ligar para o 199 da Defesa Civil, em caso de desastre natural.
A Defesa Civil informou que todas as equipes de resposta já estão mobilizadas em todo o Estado. Os técnicos alertam ainda para as casas que são construídas nas encostas, para observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas as residências, além da inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. “Nesses casos recomendamos que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros”, explicou Fabiano de Souza.
Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores de chuva previstos são de até 190 milímetros.