fique por dentro de floripa

- Geral - Chuva abaixo e temperatura acima da média em SC entre novembro e janeiro

29.10.2020

Chuva abaixo e temperatura acima da média em SC entre novembro e janeiro

29.10.2020
Chuva abaixo e temperatura acima da média em SC entre novembro e janeiro
Foto: Divulgação

 

Em novembro a chuva pode ser ainda mais escassa em SC

Os meses de novembro, dezembro e janeiro devem ter chuva abaixo da média em Santa Catarina, distribuídas de forma irregular no tempo e no espaço. A previsão climática indica a ocorrência de dias consecutivos sem chuva. Em novembro a chuva pode ser ainda mais escassa. O cenário é reflexo da atuação do fenômeno La Niña.

A temperatura deve ficar acima da média climatológica. Em novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras. Mas, ainda podem ocorrer episódios isolados, com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade são característicos da primavera.

La Niña

O La Niña está configurado. Nos meses de setembro e outubro as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampla área de resfriamento, com anomalia de -1,0°C a -1,5°C. Nos próximos meses o fenômeno persiste,com intensidade moderada a forte, estendendo-se até o primeiro semestre de 2021.

Apesar da previsão de pouca chuva, os meteorologistas lembram que na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, recomendam o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site e redes sociais da Epagri/Ciram.

Em Santa Catarina é normal a diminuição da chuva em novembro em relação a novembro, com média mensal variando de 130 a 180mm no Estado. A segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira, se concentrando especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200mm no Estado.

Os episódios de precipitação no trimestre normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias pelo litoral e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. Também diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

O verão inicia no dia 21 de dezembro, às 07h2min.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Alta Temporada de Verão marca retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Florianópolis

30.11.2020

Alta Temporada de Verão marca retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Florianópolis

Açougue de atacadista no Norte da Ilha recebe a certificação SIM

30.11.2020

Açougue de atacadista no Norte da Ilha recebe a certificação SIM

Cocreation Lab realiza campanha de arrecadação de brinquedos em 17 cidades de SC

26.11.2020

Cocreation Lab realiza campanha de arrecadação de brinquedos em 17 cidades de SC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.