Em live nesta sexta-feira, às 20h, lançamento da canção de Aline Maciel e Marcoliva faz homenagem ao Dia do Professor
Aline Maciel escreveu um breve poema e o enviou “como quem manda um abraço” ao cantor e compositor Marcoliva. Assim nasceu a canção Chiaroscuro, que reflete emoções experimentadas nas ausências físicas e nos encontros virtuais da pandemia. O lançamento oficial será nesta sexta-feira (15), data escolhida também para homenagear o Dia do Professor, em uma live às 20h, no Instagram @marcoliva7. O clipe estará no canal youtube.com/c/Marcoliva.
“Eu me sentia entre a luz e a sombra, absorvida pelos sentimentos que o isolamento social desencadeiam. Naquele momento me vi querendo dividir o calor do abraço com alguma pessoa. Talvez comigo mesma, talvez com muitas outras pessoas, talvez com uma. E só. E sol”, conta Aline Maciel, fazendo uma referência aos versos. “Muito generosamente, Marcoliva não só recebeu como abraçou ainda mais e seguiu o verso com outro, transformando a poesia em canção”, lembra.
A música estará entre as seis que fazem parte do EP Cara a Cara, de Marcoliva, que será lançado em dezembro nas plataformas de streaming. O trabalho é resultado dos muitos encontros entre músicos e poetas no PalavrAcanção, evento realizado no bar Qualé Mané e que, em nove edições, reuniu mais de 200 artistas, inclusive Aline Maciel. Marcoliva foi um dos organizadores, ao lado de Silvia Abelin e Marcio Fontoura.
HOMENAGEM
A homenagem ao Dia do Professor tem várias inspirações. O ano do centenário de Paulo Freire, educador reconhecido em todo o mundo, é uma delas. O próprio trabalho dos criadores da música e do clipe está ligado à educação. Cláudia Aguiyrre, diretora de arte, trabalhou como professora de cinema. Professor, com atuação em escolas públicas e particulares de Florianópolis, Marcoliva sintetiza: “os professores e as professoras são um exemplo de luta pela vacina, pela vida e pela superação deste momento tão difícil para o país”.
Bacharel e Mestre em Letras pela UFSC, Aline Maciel atuou na Biblioteca Barca dos Livros como contadora de histórias, atividade que continua a exercer na Cia Mafagafos, além de realizar trabalhos como produtora e artista nas áreas de teatro, cinema, literatura, leitura, rádio e música. Atualmente, entre outros projetos, desenvolve a formação de leitores e mediadores “Ninho de Leitura”.
LUZ E SOMBRA
Na definição de Aline Maciel, “Chiaroscuro também tem movimento. Tem luz e sombra bem definidas pelo preto e branco. Tem sol e lua bem representados pelo feminino e masculino que nos habita. E pode ter também uma mistura de gêneros ou nenhum. Tem yin e yang, tem fases positiva, negativa e neutra. Tem a distância querendo se distanciar e querendo se aproximar. No entanto, antes de tudo tem a vontade, insaciável, de dividir e partilhar: afeto em forma de imagem, poesia, canção”.
Marcoliva destaca ainda uma vibrante percussão, que ressalta uma letra que “fala da ausência que experimentamos pelo afastamento das pessoas, dos familiares e dos amores, revelando a luz que o outro é na nossa vida”.
NAS REDES
Instagram:
@alinemacielando
@ciamafagafos
@marcoliva7
YouTube:
Chiaroscuro
É de manhã
Meu olho chama o sol
É de manhã
Meu olho chama o sol
É de manhã
Com você aqui seria tudo meio seu
Tudo meu e seu, seria meia sua, meio a meio
Tudo meu e seu e sol
No meu abraço forte e quente como o seu sol
No meu abraço forte e quente como o seu sol
No meu abraço forte e quente
Entardeceu
Meu olho chama a lua
Anoiteceu
Meu corpo chama a rua
Anoiteceu
Sem você aqui
Não faz sentido o meu e o seu
Se você é sol
Sou toda lua, toda sua
Nua e só
Em sol, Só
Pro seu abraço forte e quente como o meu sol
Pro seu abraço forte e quente como o meu sol
Pro seu abraço forte e quente
Ficha Técnica
Chiaroscuro
Letra: Aline Maciel e Marcoliva
Música: Marcoliva
Vozes: Aline Maciel e Marcoliva
Violão: Marcoliva
Contrabaixo e direção musical: Rafael Calegari
Guitarra: Rafael Meksenas
Percussão: Alexandre Damaria e Rodrigo Campos
Direção de fotografia e captação de imagens: Guto Campos
Direção de arte e montagem audiovisual: Cláudia Aguiyrre
Figurino: Natália Seeger e Blandnoa
Cenário: Denilson Antônio
Direção cênica: Monica Kukulka
Maquiagem: Stella Machado
Concepção geral: Marcoliva
Direção executiva: Davi Tekle Scherer
Arte gráfica: Eduardo Krziminski
Assessoria e diálogo diário: Concetta Esposito
Captação das vozes: Lacerda Music Studios
Captação instrumental: Calegari Studio
Mixagem, masterização e upload nas plataformas de streaming: Selo Café Maestro
Voice coach: Angie Gastambide
Assessoria de imprensa: Cláudio Schuster