Começa nesta quarta-feira,7, o Festival de Cinema pela Verdade, na Faculdade Cesusc (Rod. SC 401, Km 10,Santo Antônio de Lisboa). O documentário ”Mariguella” é o primeiro filme exibido no festival,às 8h, com entrada gratuita. Às 19h será exibido o filme chileno ‘’No’’.
A iniciativa tem o apoio da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, por meio do Projeto Marcas da Memória e o Instituto Cultura em Movimento (ICEM).
O documentário Mariguela foi ganhador do prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em 2012. Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano. Direção Isa Grinspum Ferraz. 100 minutos. Classificação indicativa 10 anos.
O filme “No” Concorreu ao Oscar 2013 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Os líderes do governo contratam René Saavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Direção Pablo Larraín. Duração 118 minutos. Classificação indicativa 12 anos.
Na quinta-feira, 8, às 8h será exibido o documentário ‘’Eu me lembro’’ e às 19h o filme ‘’Infância Clandestina”.