spot_imgspot_img
Florianópolis, 21 janeiro 2025

CERTI é reconhecida em prêmio internacional de inovação

TecnologiaCERTI é reconhecida em prêmio internacional de inovação
spot_img
spot_img

Compartilhe

Fundação foi selecionada pelo Fórum Econômico Mundial, em sua plataforma UpLink

Uma iniciativa da Fundação CERTI, em parceria com o Instituto Certi Amazônia (ICA), foi selecionada como um dos top innovator pela UpLink, plataforma de inovação aberta do Fórum Econômico Mundial. “Estamos desenvolvendo uma plataforma baseada em tecnologia de big data e digital twin, gerando inteligência, simulação preditiva e competitividade para as cadeias da biodiversidade amazônica e conectando com a indústria”, afirma o diretor executivo do ICA, Marco Antônio Giágio. 

O projeto premiado está inserido na estratégia de atuação da Fundação CERTI na região da Amazônia, visando gerar valor para a floresta em pé. “Buscamos conceber uma réplica digital das cadeias de valor da floresta que permita aos usuários realizar simulações para avaliar demandas, produções e preços. O intuito é solucionar problemas de integração logística, financeira e de rastreabilidade para potencializar negócios de produtos da floresta”, explica Daniel Penz, coordenador responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

Big data e digital twin são duas inovações em alta. Big data consiste em um conjunto de dados maior e mais complexo, que pode ser usado para resolver problemas de negócios. E digital twin, também chamado de gêmeo digital, trata-se do processo de criar uma réplica virtual, completamente fiel a uma cadeia física, de modo que esse modelo seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre a utilização da cadeia física.

As inovações tecnológicas são aplicadas no contexto de iniciativas da Fundação CERTI que objetivam resultados como o estímulo a novos modelos de negócio para promover a competitividade econômica, valorizando a biodiversidade por meio da inovação; pesquisa orientada para produtos e processos de impacto positivo para a floresta; promoção do surgimento de soluções de sustentabilidade socioeconômica e social; fortalecimento da conexão entre a indústria e cadeias sustentáveis e regenerativas locais; e contribuição para a mitigação das mudanças climáticas globais.