spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Centros de Convivência da Prefeitura Florianópolis oferecem oficinas semanais para crianças

EducaçãoCentros de Convivência da Prefeitura Florianópolis oferecem oficinas semanais para crianças
spot_img

CASACOR/SC tem coquetel de encerramento em Florianópolis

Elenco, fornecedores e colaboradores brindaram ao sucesso de mais...

Oficinas de Casinhas de Natal seguem festividades no Shopping Itaguaçu

Novas atividades gratuitas para a criançada ocorrem nos dias...

Floripa Sustentável abre o debate sobre a destinação da Penitenciária

Com a presença e o posicionamento do prefeito Topázio...
spot_img

Compartilhe

A Prefeitura de Florianópolis por meio da secretaria de Assistência Social promove nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os CCFVs, oficinas de dança, teatro, xadrez e capoeira. As oficinas são oferecidas por professores especialistas na área e estimulam as crianças a terem contato com arte e cultura desde cedo. No Centro de Convivência e Fortalecimento de vínculos do Itacorubi, por exemplo, toda terça e quinta-feira, no período matutino e vespertino, é dia da oficina de teatro. 

As crianças improvisam, atuam e ensaiam tudo com muita brincadeira. Autoestima, concentração e imaginação são alguns dos aprendizados obtidos com essa atividade. As aulas de reforço também não ficam de fora. Os locais são conveniados com a secretaria de Educação ajudando as crianças no processo de aprendizagem. 

A pequena Alicia, de 6 anos, frequenta o CCFV do Itacorubi desde o ano passado e conta que gosta muito das aulas. Sua atividade preferida é a do teatro. “Eu gosto de inventar alguma cena. Eu posso brincar, posso ser livre. Eu adoro vir aqui, gosto de brincar com as minhas amigas. Em casa eu não tenho muitas amigas para brincar e me divertir. O teatro é a minha atividade preferida,” comenta.

“Gosto muito da brincadeira de não rir. A gente imita um ratinho e cai na risada. Gosto de brincar de tudo, de casinha, de caça ao tesouro. Minha mãe trabalha e eu não tenho com quem brincar em casa,” acrescenta a pequena Beatriz, de 10 anos.

 As realidades de crianças como a Ana e a Beatriz são mudadas todos os dias com os Centros de Convivência da Capital. Os locais estão inseridos em regiões estratégicas onde por algum motivo, os pequenos possam se encontrar em situações de vulnerabilidade social. Além das atividades, os Centros oferecem refeição e acompanhamento socioassistencial para as famílias das crianças atendidas.     

Xeque-mate

No Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Atlântico a oficina queridinha das crianças é a de xadrez. A atividade acontece nas segundas, quintas e sextas-feiras e reúne as crianças com muita concentração e diversão. A novidade é que no dia 24 de agosto, 20 crianças irão jogar no Circuito de Xadrez Escolar de Florianópolis, no Sesc da Prainha. 

A Bárbara, de 10 anos, está muito animada para o evento e conta sobre sua paixão pela oficina de Xadrez. “No começo eu não sabia nada mas agora que o professor me ensinou é muito legal. Eu quero muito jogar no torneio. Eu adoro vir aqui no Centro porque é onde eu me sinto melhor. Tenho mais coisas para fazer aqui do que em casa e é muito divertido,” confessa. 

Entre uma partida e outra o professor da oficina Paulo Victor Panazzolo comenta que a atividade faz as crianças resgatarem a sua autoestima. Atividades como o xadrez as estimulam a encarar seus colegas como adversários mas sempre lembrando o valor do respeito com o próximo. Com apenas 8 anos, Melany sabe bem encarar os seus adversários. Ao jogar com seu professor conta que mesmo sendo difícil é muito divertido. “A parte que eu mais gosto é de ganhar, claro, mas é muito divertido jogar com o professor e com os meus amigos. Adoro o xadrez e a oficina de teatro,” relata.

Além das oficinas, todos os Centros possuem atividades que promovem a proteção social das crianças e famílias, como: refeições, aulas de reforço, hortas, aulas de releitura de obras, produção de slime, aulas de culinária, palestras, e outras. Florianópolis possui seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para ter inserir a criança em um dos locais, os pais ou responsáveis devem comparecer até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que atende a sua região de residência e buscar mais informações. 

Conheça algumas atividades que são realizadas em cada Centro de Convivência

CCFV da Agronômica
Capoeira
Rua Rui Barbosa, 677, Agronômica 
(48) 3216.5215 ou ccfvagronomica.pmf@gmail.com

CCFV do Itacorubi 
Teatro
Rod. Amaro Antônio Vieira, 2260,Itacorubi 
(48) 3233.6842 ou ccfvitacorubi.pmf@gmail.com

CCFV da Tapera 
Teatro e Capoeira
Rua José Olímpio da Silva, s/n, Tapera
(48) 3337.0368 ou ccfvtapera.pmf@gmail.com

CCFV do Jardim Atlântico
Teatro e Xadrez
Av. Atlântica, 899, Jardim Atlântico;
(48) 3240.5202 ou ccfvjdatlantico.pmf@gmail.com

CCFV do Monte Cristo 
Teatro
Rua Joaquim Nabuco, 2850, Monte Cristo 
(48) 3240.8807 ou ccfvchicomendes.pmf@gmail.com

CCFV da Costeira
Convênio com a Secretaria de Educação para aulas de reforço e diversas oficinas temáticas.
Av. Jorge Lacerda, 1472, Costeira 
(48) 3226.7631 ou ccfvcosteira.pmf@gmail.com