O Hospital SOS Cárdio completa três anos do seu Centro Oncológico de alta complexidade e comemora a conquista ao lado dos pacientes, que recebem cuidado integral, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento do câncer. O serviço oferece equipe multidisciplinar e a assistência de médicos de várias especialidades, diante da complexidade do tratamento da doença e das necessidades diferenciadas, de acordo com o caso. O complexo de saúde do hospital disponibiliza consultas ambulatoriais, os mais completos exames de rastreamento, cirurgia, internação, quimioterapia, hormonioterapia, tratamento com drogas alvo e imunoterapia, além de assistência para intercorrências dos pacientes, tudo com equipamentos de tecnologia de ponta e equipe especializada.
Criada em setembro de 2020, a Oncologia do Hospital SOS Cárdio tem a coordenação dos oncologistas Guilherme Felipe Staudt e Ricardo Sebold Branco, que atuam junto a médicos de diversas outras especialidades, desde a suspeita diagnóstica do paciente. Já a equipe multidisciplinar inclui atividades de profissionais da enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, psicologia e odontologia. Outras facilidades também otimizam e dão segurança ao tratamento, como a comunicação na equipe, o prontuário único e a celeridade para marcação de consultas ou procedimentos.
De acordo com o Dr. Guilherme Felipe Staudt, o Hospital SOS Cárdio se diferencia pela estrutura completa que oferece aos pacientes com câncer, do começo ao final do tratamento. “A Oncologia é uma área de alta complexidade, que está interligada com todas as demais especialidades médicas. O câncer é uma doença multifatorial e que interage com todas as demais comorbidades do paciente, por isto, o atendimento integral é chave para o sucesso do tratamento. Foi com esse olhar que o hospital criou o serviço, oferecendo assistência durante toda a jornada do paciente, colocando sempre a pessoa no centro do cuidado”.
Segunda principal causa de morte no mundo
O câncer é responsável por quase 10 milhões de mortes a cada ano, cerca de 250 mil só no Brasil. Diante desse cenário, os médicos do Hospital SOS Cárdio oferecem algumas dicas importantes para prevenir e possibilitar o diagnóstico precoce da doença, que multiplica as chances de cura:
– Cultivar hábitos de vida saudáveis.
– Ter uma alimentação equilibrada, com baixa quantidade de sal/açúcares/gorduras e redução significativa da ingesta de produtos industrializados e ultraprocessados.
– Reduzir e evitar a ingestão de álcool.
– Eliminar o hábito de fumar.
– Manter uma vida ativa, com atividade física pelo menos três vezes por semana.
– Realizar exames preventivos e exames de rastreio.
– Ter acompanhamento médico.