spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Cena_Doc: estão abertas as inscrições gratuitas para a residência artística em Florianópolis

VariedadesCena_Doc: estão abertas as inscrições gratuitas para a residência artística em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Artistas interessados em participar da residência artística e incubadora de projetos podem se inscrever até 28 de setembro; confira a programação gratuita

A primeira edição do Cena_Doc, está com as inscrições abertas para a residência artística e incubadora de projetos. Artistas que atuam em Santa Catarina com teatro, dança, performance ou circo, que tenham projetos que dialoguem com o campo da pesquisa e criação documental em qualquer estágio de criação, podem se inscrever até 28 de setembro no site cenadoc.com. As inscrições da convocatória para seleção de artistas são gratuitas.

Nesta edição, serão selecionados 10 artistas, sendo cinco da mesorregião da Grande Florianópolis e um de cada mesorregião de Santa Catarina, Oeste, Norte, Sul, Serra e Vale do Itajaí. Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas para cialavaca@gmail.com com a informação “Dúvidas Convocatória” no título.

De acordo com Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca, todos os selecionados vão receber auxílio financeiro para participar dos projetos que acontecem de 3 a 7 de outubro no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis. “Serão 40 horas de formação em cinco dias de imersão e muito trabalho. O resultado dos selecionados será divulgado nas redes sociais do @cenadoc e da @cialavaca até o dia o dia 30 de setembro de 2023”, destaca.

A residência artística será um espaço de desenvolvimento de propostas artísticas individuais com orientação do ator e diretor Renato Turnes. Que vai compartilhar sua experiência na investigação de dispositivos documentais, como procedimento de criação em diversos espetáculos, performances e filmes que realizou na última década.

Já a incubadora de projetos, que terá a orientação de Milena Moraes, busca mapear os caminhos para a viabilização econômica dessas criações de acordo com o contexto de cada artista. Também será trabalhada a elaboração de um projeto base que possa ser aplicado em diferentes convocatórias e editais.

O Cena_Doc Residência Artística e Incubadora de Projetos foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura, e tem apoio do Departamento Artístico Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SECARTE/DAC).

Programação gratuita

               Além dos projetos, estão programadas exibições online dos documentários O Amigo do Meu Tio e Homens Pink de 3 a 7 de outubro no canal do YouTube da Cia La Vaca. As duas produções contam com acessibilidades.

               E no sábado, dia 7 de outubro, o ator Renato Turnes, apresenta às 20h, o espetáculo Homens Pink. Com classificação de 14 anos e acessível em Libras, a apresentação será no Teatro Carmen Fossari da UFSC, que fica na Rua Desembargador Vitor Lima, 117. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes. Haverá ponto para doação de ração para cachorros e gatos que serão entregues para o coletivo @protecaounidasj, que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.

A apresentação do espetáculo será no Teatro Carmen Fossari, que foi reinaugurado em 2022 em homenagem a atriz e diretora teatral que dedicou sua vida ao fazer teatral na UFSC. O espaço faz parte do complexo histórico da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e abre suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de Santa Catarina, através do Projeto Em Cena Carmen Fossari.

Cia La Vaca

É uma companhia brasileira de teatro sediada em Florianópolis. Em 2008 iniciou sua trajetória estabelecendo parcerias com dramaturgos da nova cena latino-americana. Desenvolve projetos que incluem linguagens diversas, expandindo a experiência com o palco tradicional para o teatro contemporâneo, intervenções urbanas, performance e audiovisual, firmando relações criativas e profissionais com artistas de outros coletivos. Em 15 anos de atuação, segue investindo na produção de trabalhos politicamente comprometidos, que buscam o diálogo legítimo e honesto com o público.