fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - CDL Jovem promove 'Dia Livre de Impostos' nesta quinta em Florianópolis

25.05.2021

CDL Jovem promove 'Dia Livre de Impostos' nesta quinta em Florianópolis

25.05.2021
CDL Jovem promove 'Dia Livre de Impostos' nesta quinta em Florianópolis
Foto: Divulgação

Produtos selecionados pelos lojistas serão comercializados com descontos

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil, a CDL Jovem, ligada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC), promove a 12ª edição do "Dia Livre de Impostos". Será nesta quinta, 27 de maio, quando os catarinenses terão a oportunidade de economizar no consumo de diferentes produtos como gasolina e pizza.

Os produtos selecionados pelos lojistas participantes serão comercializados com descontos que representam parcialmente o valor dos impostos incidentes sobre os mesmos. Importante salientar que os comerciantes assumem esses descontos, porém recolhem os valores dos impostos normalmente aos governos, pois o Estado não isenta dessa obrigação fiscal. "Trata-se de um dia de informação e conscientização sobre o peso dos impostos na vida do cidadão, e sobre a importância de uma reforma tributária efetiva com redução de taxas, desburocratização e simplificação", define o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.

Segundo o vice-presidente de Aperfeiçoamento Empresarial e CDL Jovem da FCDL/SC, Walmor Jung Júnior, a ação visa demonstrar para a população a alta carga tributária paga em tudo que consome, seja produto ou serviço. "É um dia simbólico para mostrar à população que até o dia 27 de maio trabalhamos para pagar impostos e, somente depois desse dia, estamos recebendo o dinheiro do nosso trabalho para nós mesmos", explica Walmor. "Essa ação, promovida pelas CDLs Jovem de toda Santa Catarina, demonstra o trabalho sério que desenvolvemos e o engajamento da equipe. Parabenizo a todos os envolvidos", acrescenta.

O Dia Livre de Impostos nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos e está em último em retorno do dinheiro para a população. Cerca de 5 meses por ano, o brasileiro trabalha para pagar tributos. No evento desta quinta, os lojistas participantes vão comercializar os produtos com descontos no valor das taxas de tributação.

 

Reforma Tributária

 

A reforma tributária, em debate no Congresso Nacional, é acompanhada pela FCDL/SC. A entidade entende que é preciso modernizar e simplificar o sistema tributário, e votar a reforma tem se tornado uma necessidade ainda maior diante da crise econômica provocada pela pandemia. Em pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil no início do ano, 56% dos consumidores revelaram que o sistema tributário atual não é adequado para fazer negócios no Brasil. "Simplificar o sistema tributário e torná-lo mais eficiente é fundamental para a sobrevivência dos negócios, bem como para o crescimento econômico do país", afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

 

 

Vejas as promoções já confirmadas em estabelecimentos comerciais de SC para esta quinta-feira, dia 27/5:

https://www.fcdl-sc.org.br/noticias/cdl-jovem-promove-o-dia-livre-de-impostos-dli/

 

Confira a média dos custos das cargas tributárias em diferentes segmentos:

Academia: 27%

Bebidas alcóolicas/cigarros: 43%

Bebidas sem álcool: 26%

Bijuterias: 34%

Bolsas e malas: 40%

Brinquedos: 34%

Cama, mesa e banho: 28%

Celulares: 40%

Chocolate: 34%

Estacionamento: 16%

Eletrodomésticos: 34%

Eletrônicos: 43% 

Higiene pessoal: 46%

Remédios:31%

Restaurantes: 32%

Vestuário: 31%

 
 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Koerich anuncia investimentos, ampliação de seu centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

18.06.2021

Koerich anuncia investimentos, ampliação de seu centro de distribuição e a inauguração de novas unidades em SC

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

17.06.2021

Multinacional de Floripa, REIVAX realiza comissionamento remoto em usina hidrelétrica nas Filipinas

Atrações do Agita Floripa são adiadas para quarta-feira, 9

07.06.2021

Atrações do Agita Floripa são adiadas para quarta-feira, 9

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.