Reunião contou com a participação da vice-prefeita e de secretários da capital, e abordou temas como limpeza urbana, segurança pública e Lei do Retrofit.
A CDL Florianópolis promoveu, na tarde desta terça-feira (11), um encontro com mais de 80 pessoas para debater temas relacionados à valorização do Centro da capital. Liderada pelo presidente da entidade, Eduardo Koerich, a reunião também representou o primeiro encontro de uma nova iniciativa da CDL, o Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro, grupo criado para ser um espaço de conversa, proposição de melhorias, organização de demandas e para dar maior celeridade às questões da região. Participaram, também, como representantes do poder público do município, a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, o secretário de Assistência Social, Bruno Souza, a secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ivanna Tomasi, o secretário de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, a secretária de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais, Zena Becker e, ainda, a vereadora Manu Vieira.
Como forma de contextualizar a situação atual do Centro de Florianópolis, o presidente da CDL, Eduardo Koerich, apresentou pesquisas e dados sobre os principais problemas identificados pelos moradores e empresários do bairro. Dentre os assuntos levantados, a existência excessiva de moradores de rua, a sensação de insegurança, com o aumento de furtos e roubos aos estabelecimentos, e a falta de limpeza urbana são os pontos que mais geram desconforto para quem vive, transita e trabalha nas ruas do Centro.
Para o presidente da CDL, a criação deste novo Núcleo chega para dar mais agilidade à resolução dessas questões. Com esse intuito, os assuntos foram distribuídos dentro de pilares fundamentais, que darão base aos encontros do grupo: ambiência, segurança, limpeza, atratividade, diversificação de mix e mobilidade. De acordo com Eduardo Koerich, essa iniciativa representa a união de forças, de forma organizada e ordenada, entre todos que têm o interesse em ver o Centro da cidade se tornar um lugar melhor e mais agradável. “O que estamos propondo é que haja uma fiscalização conjunta e que possamos debater os pontos de melhoria e buscar as soluções com os órgãos municipais”, destaca o presidente.
A empresária Rose Macedo Coelho, que possui loja no Centro da capital e também é membro da diretoria do Sindilojas Florianópolis, esteve presente no encontro e comemorou a iniciativa da CDL. “Enquanto comerciantes, nos sentimos no dever de apoiar todo tipo de ação que tenha como objetivo o fortalecimento do comércio local, pois todos queremos ver o Centro crescer”, ressaltou.
Também satisfeito com a repercussão dos temas, Eduardo Becker, proprietário de imóvel no bairro, manifestou o seu apoio ao Núcleo. “Este projeto da CDL é fundamental para que possamos trazer nossas questões e, assim, tornarmos o Centro atrativo e funcional em todos os sentidos.”
O Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro deverá se reunir periodicamente durante o ano para dar seguimento às atividades. Interessados em fazer parte podem entrar em contato com a CDL Florianópolis pelo telefone (48) 3229-7000. “É muito importante contarmos com a presença de representantes da iniciativa privada, que são os proprietários de imóveis, e dos órgãos públicos, pois assim estaremos em sinergia para ressignificar, trazer segurança e ambiência para o coração comercial da nossa cidade”, finaliza Eduardo Koerich.