spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

CDL Florianópolis diploma presidente eleito e nova diretoria

NegóciosCDL Florianópolis diploma presidente eleito e nova diretoria
spot_img
spot_img

Compartilhe

Empresário Eduardo Koerich assume a gestão em 1º de janeiro de 2025, com mandato até 31 de dezembro de 2026.

No último sábado, 23 de novembro, a CDL Florianópolis realizou a diplomação da nova diretoria e conselho fiscal para o biênio 2025-2026. Eduardo Koerich irá suceder Júlio Cesar Geremias na presidência e terá Rafael Salim como vice-presidente. O evento, realizado na Alameda Casa Rosa, reuniu autoridades, entidades de classe, associados e sociedade, tendo como tom o papel da CDL nas interlocuções para o desenvolvimento de Florianópolis e seu papel no associativismo e para os empresários.

Em seu discurso, Júlio Geremias reforçou que a jornada foi marcada por decisões colegiadas e que toda a diretoria trabalhou com foco na evolução sustentável. “Continuamos buscando nosso propósito, que sempre foi representar a apoiar empreendedores que geram riqueza e oportunidade para todos”, salientou. Agradeceu ainda toda a sua diretoria, colaboradores e parceiros pela dedicação, em especial às famílias, que cederam seus amores e seu maior ativo, seu tempo. “Gosto da visão de uma régua de 24 polegadas, com cada polegada representando uma hora do dia, que deve ser usada com sabedoria e equilíbrio”, comentou. Geremias ainda trouxe a referência de que, nos últimos dois anos, foram quase duas mil horas dedicadas ao associativismo, para que os objetivos traçados há dois anos, quando ele e sua diretoria, aceitaram o desafio, fossem alcançados. “Tivemos um avanço significativo, alguns projetos tivemos que reestruturar, mas o sentimento é sim o de dever cumprido. Destaco alguns marcos desta gestão como envolvimento nos projetos de melhoria da cidade como Plano DIretor, Retrofit e Revitalização do Centro Histórico Leste, e as ações promovidas nas datas significativas e, principalmente, no Natal”, celebrou.

O futuro presidente, Eduardo Koerich, destacou a força da entidade e a proposta de continuidade. “A CDL é uma entidade consolidada e que em 2025 completa 65 anos de atuação. Nossa gestão dará continuidade aos projetos e ações já desenvolvidas, com foco em uma gestão ainda mais profissionalizada, com metas e estratégias direcionadas nas áreas de atuação. Tenho destacado em minhas manifestações que os pilares da nossa gestão serão construídos com base nas demandas dos nossos associados. Nosso compromisso é estar cada vez mais próximos, ouvindo suas necessidades e desafios. Esse trabalho já começou. A partir de pesquisas recentes, identificamos que a principal dificuldade enfrentada pelos associados atualmente está na contratação e qualificação da mão de obra. Assim este será nosso primeiro foco”, pontuou.

O vice-presidente diplomado, o empresário Rafael Salim, destacou que essa será uma gestão com foco em pessoas, com um olhar direcionado para trazer, cada vez mais, associados e sociedade para o centro da CDL. “Nosso propósito é construir uma gestão centrada nas pessoas, onde ouvir, engajar e cocriar sejam pilares fundamentais para alcançarmos, juntos, os sonhos e objetivos que almejamos. Nesse contexto, os núcleos da CDL desempenharão um papel estratégico, promovendo interações significativas e permitindo o resgate de setores que, nos últimos anos, se distanciaram da entidade. Estamos determinados a fortalecer esses laços e trabalhar em colaboração, criando um ambiente de união e progresso para todos os envolvidos.”

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, destacou em sua fala que a união faz com que as entidades sejam ainda mais fortes e assim, juntas, continuem traçando um caminho promissor. “Temos números expressivos, Santa Catarina é um estado referência no setor econômico, tenho certeza de que a próxima gestão trabalhará ainda mais em prol do fortalecimento de todo ecossistema”.

Onildo Dalbosco, presidente da FCDLSC destacou a grandeza da representatividade da CDL para todo o movimento lojista. “Nosso compromisso é andarmos lado a lado, desenvolvendo projetos, ações e políticas públicas que tornem nossas entidades msid mais auto sustentáveis”, ressaltou.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, em seu discurso elogiou a gestão de Geremias, que foi uma gestão de parceria com a cidade, desejou uma profícua gestão para Eduardo Koerich e reafirmou a parceria com a entidade para que juntos possam continuar a construir uma Florianópolis cada vez melhor.

Bandeiras e projetos

A gestão 2025-2026 dará continuidade ao legado construído ao longo dos últimos 64 anos na CDL, sempre com foco no desenvolvimento da cidade e na contribuição para que os associados tenham um espaço promissor para crescer, gerar emprego, renda, sempre em busca da valorização do comércio e do setor de serviços como motores essenciais para a economia da nossa cidade.

São muitas as demandas elencadas pela nova diretoria, contudo, o foco para os primeiros meses estará voltado para gestão de pessoas, capacitação e auxílio na contratação de mão de obra para comércio e retenção de colaboradores, uma das dores mais relatadas pelos associados. Outro ponto destacado é a melhoria do ambiente para empreender, trazendo um olhar especial para a região central da cidade. A revitalização do centro histórico leste foi uma das grandes conquistas recentes da entidade, mas o projeto vai além e busca a revitalização sistêmica do Centro Histórico, resgatando o convívio e a força motriz que por muitos anos foi o coração comercial da cidade.

Outro projeto que está nas prioridades da nova gestão é ampliar o network entre os associados, fortalecendo redes de negócios e criando um ambiente ainda mais salutar para o desenvolvimento da cidade. Além de criar possibilidades de novos negócios, fortalece o associativismo e a força da entidade.

Existem outras bandeiras que são históricas na entidade e que continuarão no plano de trabalho, como como o combate à pirataria, segurança pública, despichação, ambulantes legais e a limpeza das regiões centrais e nos bairros.

Sobre o novo presidente eleito

Eduardo Koerich tem 34 anos, é empresário, diretor comercial da Lojas Koerich e sua atuação na CDL começou muito cedo, com a participação no núcleo jovem, aos 18 anos e desde 2021 integra a diretoria da entidade. Na gestão 2023-2024, junto com o presidente Geremias, assumiu o desafio da vice-presidência, atuando nas bases estratégicas e com o foco da proximidade com os associados.

Membro de uma das famílias mais tradicionais do varejo catarinense, Eduardo carrega consigo o legado de gerações que ajudaram a moldar o cenário empresarial da região. Ele une experiência de mercado e uma visão moderna de gestão, destacando-se por sua capacidade de liderar com propósito e engajamento.

Reconhecido por sua atuação no movimento associativista, Eduardo acredita na força da colaboração entre empresários, sociedade civil e poder público. Sua liderança é pautada pela busca de soluções inovadoras e pela valorização do comércio como um motor essencial para a economia local. Eduardo Koerich representa uma nova geração de líderes, comprometidos com o progresso e com a construção de um futuro mais próspero para Florianópolis e Santa Catarina.

Diretoria 2025/2026

Presidente: Eduardo Koerich

Vice-Presidente: Rafael Salim José

Diretor Financeiro: Marco Aurélio dos Santos

Diretor de SPC: Mateus Bernardino Neto

Diretora de Eventos: Juliana Lohn

Diretor de Patrimônio: Eni Abel Torresani

Diretor de Relações Institucionais e Governamentais: Osmar Silveira

Diretor de Aperfeiçoamento Empresarial: Lurran Nascimento de Souza

Diretor de Tecnologia e Inovação: Bruno Correa de Souza

Diretor de Serviços: Marcos Felipe Dias Brinhosa

Diretor de Marketing e Comunicação: Thiago Jasper

Diretor Institucional: Júlio Cesar Geremias

Diretor de Núcleos: Antônio José de Souza

Conselho Fiscal (titular): André Luiz Jacques, Samuel Blazius de Oliveira e Sérgio Luiz da Silva.

Conselho Fiscal (suplente): Aldonei Oliveira de Brito, Bohdan Baranovskuj Junior e Clovis Dittrich Junior.

Foto: Créditos para Luciano Nunes