A competição de educação profissional busca o desenvolvimento e a excelência de profissões técnicas e de serviços da indústria
O catarinense Vitor Borile venceu a seletiva brasileira e conquistou a vaga para representar o País na WorldSkills, que ocorrerá em Shangai, na China, entre os dias 12 e 17 de outubro de 2022. A cerimônia de premiação ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 10, na Escola de Aviação do Senai em Palhoça.
O evento contou com a presença do Vice-presidente Regional Sudeste da Fiesc, José Fernando Rocha, do coordenador técnico nacional da Olimpíada do Conhecimento, Professor José Luis Leitão, e do gerente executivo sudeste do Sesi/Senai, Luciano Mattiazzi Baumgartner.
Durante a cerimônia de premiação, José Fernando Rocha destacou a satisfação em apoiar o projeto. “Esses rapazes já são vencedores simplesmente por terem chegado até aqui de maneira brilhante. Eles vão servir de inspiração para outros jovens”.
Luciano Mattiazzi ressaltou a importância de projetos como a competição disputada na escola nos últimos dias. “Daqui iremos emular muitas coisas que serão utilizadas no processo cotidiano da educação, o que é fantástico” Ele ainda agradeceu ao Professor José Luis Leitão e a toda a equipe que passou a semana na escola apoiando a competição.
As seletivas para a WorldSkills foram realizadas na Escola de Aviação do Senai em Palhoça. Vitor competiu pela vaga com o paulista Breno Barçanelli. Foram realizadas provas específicas da área de manutenção de aeronaves.
“Esse é o resultado de muito esforço. Só eu sei o quanto eu trabalhei, quantos finais de semana dediquei aos estudos. Houve dias que vim para cá e fiquei 10, 12 horas. Não tenho nem palavras para descrever o quão bom é você ver o resultado do seu trabalho. E em relação a Shangai, tenho certeza que nossa equipe irá apresentar excelentes resultados, pois temos toda a capacidade e a dedicação e a vontade de fazer e é isso que traz o resultado”, diz Vitor.