Com o aumento expressivo no número de turistas em Florianópolis no feriado de carnaval, a Companhia de Saneamento (Casan) deve ampliar o abastacimento de água para o Centro da cidade, onde a Prefeitura monta estruturas em diversos pontos para bandas e blocos de rua.
Nos balneários, tanto do Norte (que inclui Canasvieiras, Jurerê, Ponta das Canas e Lagoinha), como do Sul (com Pântano, Armação e Campeche, de tradição em blocos e carnaval de rua), será mantido o reforço de produção de água já adotado no final do ano a partir do Plano Verão.
De acordo com a asessoria de imprensa da Casan, desde a semana anterior ao Natal, esse trabalho garante que a nova adutora do Itacorubi leve 60 litros por segundo a mais de água para o Norte da Ilha ̶ um reforço de 25% em relação ao abastecimento fora da temporada.
O Plano Verão da CASAN permitiu também a implantação de 10 novos minipoços no Sistema de Abastecimento Costa Norte e a realização de uma série de melhorias nas estações de tratamento de água da Daniela e de Ratones.
No Sul da Ilha, atendido pelo Sistema Costa Leste-Sul, uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada no Campeche amplia o abastecimento feito a partir da ETA da Lagoa do Peri.
A CASAN também tem instalados 25 geradores em diversas unidades da Capital, para garantir que quedas de energia não prejudiquem o serviço de oferta de água tratada. Caminhões-pipa permanecem de prontidão para atendimento de emergências.
Outros balneários litorâneos como Laguna, Garopaba, Barra do Sul, Penha também reforçaram os sistemas de abastecimento para a temporada e vão trabalhar em sistema especial de plantão para atender a demanda.