spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Casan emite alerta sobre possibilidade de falta de água

GeralCasan emite alerta sobre possibilidade de falta de água
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Casan divulgou, na última sexta-feira, 31, uma nota sobre a possível falta de água em Florianópolis devido ao forte calor. A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina – Agesan, informou que está acompanhando o comunicado da Casan quanto o alerta da falta de chuvas e forte calor referente a um possível problema no abastecimento de água.

Confira o comunicado da Casan na íntegra. 

"A combinação de altas temperaturas em níveis sem precedentes no Estado com a ausência de chuvas regulares e bem distribuídas entre os municípios tem prejudicado o abastecimento de água na área de atendimento da CASAN. O aumento do consumo nestas condições, que devem prosseguir nas próximas semanas segundo alerta da Defesa Civil, vem comprometendo os mananciais de captação com a gradativa redução dos níveis de água potável.

Diante deste quadro a CASAN está emitindo um comunicado de alerta para que os usuários do sistema observem o uso econômico e racional da água tratada, restringindo o consumo ao essencial e evitando qualquer desperdício, até que a situação se normalize. “É imperioso que todos usem a água potável com responsabilidade para que ela não falte. O resultado deste esforço depende do compromisso e da responsabilidade social de cada um”, recomenda o Presidente da CASAN, Dalírio Beber.

Um levantamento inicial e monitoramento da Diretoria de Operações e Meio Ambiente da CASAN indica que na região Oeste a situação dos mananciais de água já começa a ficar abaixo do nível ideal nos municípios de Pinhalzinho, Xaxim e Seara. Na região do Planalto Norte em Santa Cecília; no Norte em Araquari, Porto Belo e Bombinhas.
Na região da Grande Florianópolis o Superintendente da CASAN, Carlos Alberto Coutinho, informa que a situação mais preocupante é na região Norte da Ilha, na região da Praia da Daniela, onde já é crítica a situação do manancial de captação. Segundo ele se não houver chuvas regulares nos próximos cinco a oito dias o abastecimento pode ficar comprometido.

Neste caso não esta descartada a adoção do sistema de rodízio no abastecimento, como ação emergencial. Mas Coutinho observa que se os usuários adotarem a racionalidade e economia no consumo de água isso não será necessário. Já a principal fonte de captação para a região metropolitana, o Rio Pilões, na Serra do Tabuleiro, em Santo Amaro da Imperatriz, ainda está com lâmina de água que atende a produção regular, mas sob constante monitoramento.

Algumas dicas de economia de água da CASAN
• Use a água de forma racional
• Evite banhos demorados
• Não use o vaso sanitário como lixeira
• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes
• Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
• Deixe a louça de molho na pia, com água e detergente, por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.
• Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de sua casa.
• Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem.
• Use regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
• No verão a rega das plantas deve ser feita de manhazinha ou à noite. Isso reduz a perda de água por evaporação.
• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.
• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa."