A Casa de Cultura Rio Vermelho, em Florianópolis, um movimento idealizado por moradores do bairro, está em funcionamento desde janeiro, mas agora com seus últimos ajustes finalizados, a inauguração oficial será feita nesta sábado, 4, a partir das 15h, na Servidão Luiz Duarte Soares, 55 – Ao lado do Posto de saúde.
A programação contará com apresentações musicais, teatrais, conto de história para a criançada, feira de artesanato, oficinas, cantina saudável e muito mais. Com início às 15h, o evento rola durante tarde e noite.
A Casa de Cultura
O antigo posto da polícia militar do bairro Rio Vermelho, na zona norte da ilha, estava abandonado há três anos, e com a possibilidade de demolirem o local, a Associação dos Moradores do Rio Vermelho (AMORV) junto ao Conselho Regional de Saúde, por meio de uma bancada, decidiram receber inscrições de projetos para o reaproveitamento do espaço por meio de uma votação. Assim surgiu a Casa de Cultura Rio Vermelho, local para os moradores do bairro terem acesso à cultura, esporte, entretenimento e educação.
Todas as reformas, reparos, pinturas e limpeza, foram feitas pelos moradores do bairro, através de multirões e pelo grupo de gestão da casa. Desde janeiro e ainda com ajustes e reformas para fazer, a Casa de Cultura já promoveu alguns eventos abertos à comunidade, com diversas atividades e apresentações gratuitas. Em dois meses mais de 700 pessoas passaram pela casinha.
Muitos materiais, móveis e inclusive os livros da biblioteca comunitária, foram doados por moradores. E com o passar dos dias a casinha foi tomando forma. E após 4 meses de trabalho, a inauguração enfim chegou.