Um dos prédios da antiga estação radiotelegráfica dos Correios, situado na Lagoa da Conceição, vai abrigar temporariamente um hospício feminino. A adaptação faz parte da nova função do imóvel administrado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Transformado na Casa das Máquinas – Espaço de Artes, a unidade vai compor o cenário do espetáculo Hysteria, que será apresentado neste sábado (5/09), às 16h, dentro da programação do Festival Palco Giratório, promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC).
O espetáculo fala das intrincadas relações sociais da mulher brasileira na virada do século 19/20, acompanhando a história de cinco mulheres internadas no Hospício Carioca Pedro II (Praia Vermelha). Aproximar-se dessas personagens, diagnosticadas como histéricas, é trazer à tona trajetórias pessoais e únicas, depoimentos de desejos abafados, relâmpagos de vivacidade. São fragmentos de memórias que parecem se confundir com histórias das mulheres dos dias de hoje, e que são delicadamente convidadas a participar da peça.
“Hysteria” é a primeira peça do Grupo XIX de Teatro (São Paulo/SP) e já foi apresentada para mais de 30 mil pessoas em 18 municípios do Brasil e 12 do exterior. Com a montagem, o grupo ganhou cinco prêmios e foi considerado a revelação teatral pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de receber indicação para o Prêmio Shell de Teatro.
O 6º Festival Palco Giratório reúne mais de 200 atrações culturais em Florianópolis, Joinville, Chapecó, Lages, Itajaí, Tubarão, Blumenau e Jaraguá do Sul. A programação inclui apresentações gratuitas de artes cênicas e música, oficinas, sessões de cinema, conferências e debates, até dia 30 de setembro.
Patrimônio histórico
A Casa das Máquinas é a mais nova das seis unidades da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Junto com o imóvel que abriga o Centro Cultural Bento Silvério, conhecido como Casarão da Lagoa – também administrado pela FCFFC – forma um conjunto de edificações construídas em 1912 pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos, hoje Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). Com a desativação desses serviços, em 1914, as instalações foram desocupadas.
Únicos exemplares da arquitetura típica do período pós-revolução industrial em Florianópolis, os imóveis foram tombados pelo patrimônio municipal em 1985. Restaurados no final da década de 1980, foram transferidos para a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que os cedeu à Fundação Franklin Cascaes.
Enquanto o Casarão da Lagoa passou a abrigar o Centro Cultural Bento Silvério, a Casa das Máquinas sediou até 2003 a base da 10ª Delegacia de Polícia Civil. Em 2008, com a desocupação do prédio, e atendendo aos anseios da comunidade local que pedia mais espaços para a cultura, a Prefeitura de Florianópolis iniciou a revitalização completa do imóvel, que agora funciona com uma agenda de atividades artísticas e culturais o ano todo.
Serviço:
O Quê: Espetáculo teatral “Hysteria”
6º Festival Palco Giratório – SESC
Quando: sábado (5/09) – 16h
Onde: Casa das Máquinas – Espaço de Artes
Em frente à Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição
Quanto: gratuito
Ficha técnica
Criação, Pesquisa de Texto, Figurinos: Grupo XIX de Teatro
Direção: Luiz Fernando Marques
Produção: Erlon Bispo e Paulo Mattos
Elenco: Evelyn Klein, Mara Helleno, Janaina Leite,
Juliana Sanches, Sara Antunes