A Casa da Memória, no Centro de Florianópolis (Rua Padr Miguelino, 58) recebe nesta segunda-feira, 12, a exposição "Dunas Mil Grau – olhares compartilhados", fotorreportagem participativa realizada pelo jornalista e fotógrafo Rafael Venuto junto às crianças da Vila do Arvoredo, mais conhecida como Favela do Siri, Norte da Ilha de Santa Catarina. A abertura será às 16 horas e a visitação segue de segunda a sexta, das 13 às 19 horas, com entrada gratuita, até 12 de outubro.
Por se tratar de um trabalho colaborativo e participativo, a série de imagens dá especial ênfase à forma como as crianças veem e compreendem a si mesmas e o meio em que vivem. Baseado no princípio de que o jornalismo e a cultura carregam consigo um profundo potencial de transformação social, o autor se propõe a colaborar para reflexões sobre processos de construção de cidadania e alfabetização cultural.
Além de uma exposição conjunta realizada na própria comunidade, o jornalista também organizou oficinas e saídas fotográficas com as crianças. As cerca de trinta imagens que compõem a mostra são parte do resultado de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), defendido em julho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da professora Daisi Vogel.
O visitante que acompanhar a exposição também poderá conferir, através de um computador instalado no local, diversos registros de todo o processo, desde a realização das oficinas e saídas fotográficas, até a exposição montada na Vila do Arvoredo.
As fotografias foram impressas em papel fosco, tamanho 30×45, e todo o material será entregue à comunidade ao final da mostra.
Serviço
O que: Lançamento de exposição
Quando: Segunda(12), às 16 horas, visitação até 12 de outubro.
Onde: Casa da Memória – R. Padre Miguelinho, 58 – Centro
Valor: Entrada gratuita