spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Casa Cor Santa Catarina propõe inovação no comportamento

EventosCasa Cor Santa Catarina propõe inovação no comportamento
spot_img

Cooperativa dá dicas para compras conscientes na Black Friday

São orientações para aproveitar promoções sem comprometer as finanças Às...

Banda do Corpo de Bombeiros Militar/SC faz apresentação especial de Natal no Jurerê OPEN

Programação temática neste final de semana terá ainda contação...

Amazon Music revela os “Melhores do Ano” com os artistas que mais se destacaram em 2024

Lauana Prado, Pabllo Vittar, Isadora Pompeo, Zé Vaqueiro, Ferrugem,...
spot_img

Compartilhe

Preocupação com consciência ambiental é transmitida aos expositores e visitantes, no evento que acontecerá em Florianópolis no ano que vem.

Além das inovações no design, nas cores e na inserção do artista local, Casa Cor Santa Catarina propõe uma adaptação de comportamento. Quando o evento abrir as portas ao público, apresentará um conceito integrado entre inovação arquitetônica, artística e sustentabilidade.

Enquanto cerca de 3 mil metros quadrados são preparados no Centro Integrado de Cultura (CIC), onde o evento acontecerá em 2010, arquitetos e expositores trabalham optando por materiais ambientalmente adequados. A atenção com a preservação ecológica é uma marca de Casa Cor, que em 2009, em São Paulo, incorporou o Casa Hotel e o Casa Kids como eventos simultâneos.

Com apoio da Novo Ciclo, empresa especializada em soluções sustentáveis para o lixo, a incorporação da sustentabilidade ao evento envolve o uso de materiais ecologicamente corretos na preparação dos espaços, orientação aos expositores, separação e reaproveitamento do material descartado.

A primeira meta é reduzir o lixo em 70%, para alcançar o objetivo simbólico do selo “Lixo Zero”, que é um conceito perseguido pela Casa Cor internacionalmente por meio do tema: “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”. Para isso, os materiais descartados são separados em categorias e a elaboração dos projetos leva em conta a utilização dos seus materiais após o uso, no chamado design reverso.

Para os representantes da Novo Ciclo, os principais pilares que viabilizam a reciclagem são a engenharia, a educação, o design e o marketing. Estes conceitos estarão presentes na edição de Casa Cor no estado, que terá residuários de coleta específicos para eventos, projetados pela empresa.

O trabalho é desenvolvido oferecendo toda a logística para a destinação adequada dos resíduos, que vão desde pilhas, baterias e papéis até óleo de cozinha. A coleta destes materiais é periódica, simplificada pelo fornecimento de recipientes especiais. Além da facilitação logística, a empresa distribui um kit educativo, que faz parte das suas ações de educação, marketing e conscientização.

A compreensão de que a relação entre o consumidor e um produto vai muito além da compra e uso está transformando o comportamento do mercado. Mais de 30% das decisões de consumo já são pautadas no aspecto social da empresa. Quando a interação com o público, proporcionada pelo evento, que é o maior das Américas no setor, é permeada por ação social, a transformação é redimensionada.

Um pouco mais sobre a Casa Cor

A empresa foi fundada em 1987 e atualmente é a maior mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina. A mostra acontece anualmente em um imóvel decorado e desenhado por profissionais selecionados, cada um responsável por um ambiente.

Santa Catarina tem a 16ª franquia da marca Casa Cor. A mostra terá 60 ambientes e mais de 100 arquitetos envolvidos, além de artistas locais, homenageados pela edição, que tem foco cultural. Para isso, pelo menos seis ambientes serão preparados para interagir com a cultura do estado, diversificada pela presença de imigrantes de várias nações ao longo da história.